ideias de guerrilha

Um arsenal de ideias contra a resistência do ócio

Eduardo Silva Ruano

Redator na Obvious, Whiplash e La Parola. Sempre buscando novas inspirações para transformar ideias em palavras

20 Maravilhas Naturais Impressionantes e Pouco Conhecidas

Essas 20 maravilhas naturais encontram-se em locais pouco visitados e, por sua rara beleza, deveriam receber maior atenção de pessoas que buscam um novo roteiro de viagem.


Thumbnail image for maravilhasnaturais_chocolatehills.jpeg

Existem maravilhas naturais em praticamente todos os países, inclusive naqueles que são pouco conhecidos pela maioria do público.

Com centenas de nações ao redor do mundo, são improváveis as chances de conhecer todos esses lugares. Contudo, o fato de algumas localizações serem desconhecidas não deixa de ser uma oportunidade para sua descoberta, experiência que vale a pena, como diriam muitas pessoas ocupadas explorando esses locais.

Por bilhões de anos, nosso planeta tem sido um trabalho em andamento. Água, terra, minerais, vento, frio, calor e outras forças moldam o nosso meio-ambiente e transformam-no em distintas formações. Como escreveu o autor Will Durant na edição de 1946 da Ladies Home Journal, "a civilização existe por consentimento geológico, sujeita a mudanças sem aviso prévio".

Estruturas naturais espetaculares sempre nos inspiram e mostram que há um poder independente de quaisquer interferências humanas.

Na lista a seguir, encontram-se 20 maravilhas naturais impressionantes, mas pouco citadas por viajantes em sites, revistas ou blogs sobre viagens. Algumas dessas localizações são incríveis por seu contexto histórico, pela cultura local ou então pelos fenômenos da natureza que ali acontecem.

1. Erg Chebbi, Marrocos

maravilhasnaturais_ergchebbi.jpg

Erg Chebbi fica no Sahara marroquino. É uma exibição impressionante de dunas de areia que nos transportam para um mundo árido exuberante. As dunas se estendem por 22 quilômetros, e algumas delas atingem 150 metros de altura.

2. Waitomo Caves, Nova Zelândia

maravilhasnaturais_waitomocaves.jpg

Naturalmente iluminadas por milhares de vaga-lumes, as cavernas de Waitomo, na Nova Zelândia, são acessíveis aos visitantes através de um passeio de barco.

3. Bryce Canyon National Park, EUA

maravilhasnaturais_brycecanyon.jpg

Bryce Canyon, parque encontrado nos Estados Unidos, não é tão grande como o Grand Canyon, mas é igualmente impressionante. Essas colunas de rocha foram criadas pela erosão de água em milhares de anos, e aparentam ser verdadeiros anfiteatros naturais.

4. Pantanal, Brasil

maravilhasnaturais_pantanal.jpg

Pantanal é conhecido por ser a maior área úmida tropical do mundo. A região, que contém uma bela flora, é o lar de alguns animais selvagens como capivaras e tamanduás, por exemplo.

5. Playa Ostional, Costa Rica

maravilhasnaturais_playaostional.jpg

Todos os anos, a praia de Ostional, na Costa Rica, é inundada com milhares de tartarugas que põem seus ovos no local. Recentemente, a área foi transformada em um parque nacional.

6. Blue Lagoon, Islândia

Thumbnail image for maravilhasnaturais_bluelagoon.jpg

Blue Lagoon, na Islândia, é uma linda lagoa geotérmica com temperaturas que beiram 37° a 39° C. Devido à rigorosas leis de higiene, todos os banhistas são obrigados a tomar banho em chuveiros antes e depois de entrar na água. As águas naturais são aquecidas por uma usina térmica que fica nas proximidades.

7. Valle de la Luna, Chile

maravilhasnaturais_valledelaluna.jpg

Valle de la Luna é um lugar incrível que passa a impressão de estar na superfície da lua, uma vez que há uma grande quantidade de texturas e cores formadas pelo vento e pela água, com lagos secos assemelhando-se à crateras.

8. Dragon's Blood Trees, Socotra Islands

maravilhasnaturais_dragon'sbloodtrees.jpg

As árvores de Socotra, arquipélago que fica a noroeste do Oceano Índico, não são encontradas em qualquer outro lugar. O arquipélago dispõe de uma vasta paisagem escarpada.

9. Waiotapu Thermal Wonderland, Nova Zelândia

maravilhasnaturais_wai-o-tapu.jpg

Uma das maravilhas térmicas da Nova Zelândia, Waiotapu é uma região para a qual o acesso depende de três horas de caminhada. O local contém gêiseres de lagos coloridos sensacionais. Há também piscinas de lama e trilhas disponíveis para quem quer fazer algum exercício.

10. Tsyngi de Bemaraha, Madagascar

maravilhasnaturais_tsingydebemaraha.jpg

Tsingy de Bemaraha é um local impressionante. As formações calcárias encontradas na área são o que lhe dá o nome. Na área circundante, há florestas de mangue e belos animais, mas são principalmente as montanhas que capturam a atenção.

11. Colca Canyon, Peru

maravilhasnaturais_colcacanyon.jpg

Colca Canyon é duas vezes mais profundo que o Grand Canyon. No local, há sítios arqueológicos e outras atrações culturais, além de spas para aqueles que querem um mergulho saudável em águas subterrâneas.

12. Chocolate Hills, Filipinas

maravilhasnaturais_chocolatehills.jpeg

Chocolate Hills são uma formação geológica incomum em Bohol, nas Filipinas. No local, existem mais de 1.700 montes marrons espalhados por uma vasta área quilométrica, coberta de grama verde vívida.

13. Jiuzhaigou Park, China

maravilhasnaturais_jiuzhaigou.jpg

Jiuzhaigou Park recebeu o seu nome das nove aldeias tibetanas localizadas dentro do vale. No local, existem lagos cristalinos, belos rios e, no inverno, enormes montanhas cobertas de neve ficam em evidência.

14. Tunnel of Love, Ucrânia

maravilhasnaturais_tunneloflove.jpg

Túnel com três quilômetros de extensão localizado nas florestas de Klevan, na Ucrânia. As árvores espessas e verdejantes ladeiam um corredor apropriado para caminhadas românticas.

15. Cave of Crystals, México

maravilhasnaturais_caveofcrystals.jpg

Essa caverna de cristais maciços gigantes no México é descomunal, e uma das maiores já encontradas.

16. Thor's Well, EUA

maravilhasnaturais_thor'swell.jpg

Thor’s Well é um sumidouro escancarado com ondas que podem atingir uma altura de 10 metros. Essa maravilha natural é perigosa, porque existem rochas afiadas por toda parte e a correnteza da água pode sugar para baixo, dentro do abismo.

17. Spotted Lake, Canadá

maravilhasnaturais_spottedlake.jpg

Lago localizado em British Columbia, no Canadá. A maior parte da água do lago evapora durante o verão, deixando rastros de minerais em áreas circulares.

18. Great Blue Hole, Belize

maravilhasnaturais_greatbluehole.jpeg

Essa incrível caverna subterrânea em Belize tem 300 metros de diâmetro e 125 metros de profundidade. É a maior do seu tipo no mundo.

19. Door to Hell, Turcomenistão

maravilhasnaturais_doortohell.jpg

Door To Hell ('Porta Para o Inferno') é um campo de gás natural em Derwese, no Turcomenistão, que parece uma entrada para o submundo.

20. Crescent Lake, China

maravilhasnaturais_crescentlake.jpg

Esse lago forma um oásis ao sul da cidade de Dunhuang, na China. A profundidade do lago havia diminuído ao longo dos anos enquanto a areia invadiu o local, mas o governo chinês encheu o lago e restaurou a sua profundidade. Hoje, o local serve como ponto turístico popular.


Eduardo Silva Ruano

Redator na Obvious, Whiplash e La Parola. Sempre buscando novas inspirações para transformar ideias em palavras .
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/sociedade// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Eduardo Silva Ruano