ideias de guerrilha

Um arsenal de ideias contra a resistência do ócio

Eduardo Silva Ruano

Redator na Obvious, Whiplash e La Parola. Sempre buscando novas inspirações para transformar ideias em palavras

O Significado Por Trás de 30 Marcas Famosas

Conheça as mensagens escondidas no logotipo de 30 marcas famosas, e saiba mais sobre seu significado histórico.


significado marcas_main.png

Há um interesse popular em conhecer o significado escondido por trás de marcas famosas, e compreender as mensagens subliminares subjacentes a elas.

Por todo o mundo, existem fãs inveterados com uma intensa curiosidade de entender as razões sociais de suas marcas prediletas e o contexto histórico que as envolve.

Algumas marcas receberam seu nome por homenagem a seu criador; outras foram adotadas pelos símbolos e arquétipos que representam. Cada marca a seguir possui uma história peculiar e interessante, que valida sua existência no mercado.

Muitos consumidores se tornam apegados a uma marca não só porque elas fazem parte de sua rotina de consumo, mas também (e principalmente) por se identificarem com seus valores.

Desde a fundação de uma marca até sua maturação no mercado, é legal saber detalhes sobre as histórias que acompanham sua trajetória.

Profissionais de comunicação e marketing foram os responsáveis diretos pela idealização do logotipo dessas marcas. Além do design, o branding foi muito bem trabalhado, o que credibilizou a imagem do produto no mercado, bem como facilitou a sua assimilação com o público em escala global.

Alguns dos significados das marcas a seguir já são muito bem conhecidos pelo público em geral, mas outros são um verdadeiro mistério. Descubra:

1. Apple

apple_1.jpg

O icônico logotipo da Apple possui dois significados comumente atribuídos à marca. Um deles diz que representa a fruta proibida da "árvore do conhecimento" presente na história bíblica da criação, com Adão e Eva. O outro relata que a maça é uma referência a Isaac Newton e ao senso de descoberta.

2. Google

google_2.png

Há todas as quatro cores primárias no logo do Google, com exceção do verde, que é uma cor secundária. Isso foi intencional, no sentido de mostrar que a empresa pratica a diversidade e nem sempre joga com as regras. A mensagem foi claramente transmitida usando-se apenas letras e cores, nada mais.

3. Coca-Cola

coca-cola_3.jpeg

É raro, mas, às vezes, mensagens escondidas são uma completa coincidência. A bandeira dinamarquesa pode ser vista no espaço negativo entre as letras O e L, e a Coca-Cola usou isso para adquirir vantagem publicitária na Dinamarca.

4. McDonald's

mcdonalds_4.png

Na década de 1960, o Mc Donald's quis mudar o logotipo, mas seu consultor de design e psicólogo Louis Cheskin insistiu para que mantivessem os arcos dourados. De acordo com ele, as pessoas inconscientemente reconhecem a imagem como "o simbolismo de um par de seios nutritivos". Por mais estranho que possa parecer, esse logotipo é um dos mais reconhecidos do mundo.

5. Starbucks

starbucks_5.jpg

Enquanto uma história sugere que a empresa foi nomeada em referência a Starbucks, o chefe imediato do baleeiro Pequod no romance Moby Dick de Herman Melville, o co-fundador da empresa afirma que um funcionário viu a palavra Starbo em um velho mapa de mineração e adaptou-o. A primeira versão é a mais aceita.

6. Nike

nike_6.jpg

A inspiração do nome veio de uma deusa grega chamada Nike, que é a personificação da vitória. Essa palavra estimula o público-alvo da marca: esportistas e atletas.

7. Red-Bull

red bull_7.jpg

Dois touros duelando representam a energia que a bebida proporciona.

8. Playboy

playboy_8.png

Segundo o criador da Playboy, Hugh Hefner, o coelho foi escolhido para representar a marca por ter "óbvias conotações sexuais".

9. Durex

durex_9.jpg

O nome dessa marca inglesa de camisinhas é simplesmente uma abreviação de durable reliable excellence ('duração confiável excelente', em tradução livre).

10. Jägermeister

jagermeister_10.jpg

Traduzido do alemão, Jägermeister significa "mestre de caçadores". O tema da caça é explorado por meio da marca. O rótulo apresenta um poema sobre um caçador, e faz referência aos santos padroeiros dos caçadores, São Humberto e São Eustáquio.

11. Lego

lego_11.png

A palavra Lego vem de uma contração da frase dinamarquesa leg godt, que significa "jogar bem".

12. Volkswagen

volkswagen_12.jpg

Em um passado longínquo, as estradas alemãs eram reservadas para os ricos. Volkswagen, que em alemão quer dizer "carro do povo", ofereceu algo diferente.

13. Sony

sony_13.jpg

Sonus é a palavra em latim para "som", mas o nome também vem dos fundadores que se consideravam sonny boys, uma frase emprestada do japonês que sugere "jovens inteligentes".

14. Adidas

adidas_14.jpg

Ao contrário da crença popular, Adidas não é uma contração para "All Day I Dream About Sports", mas, em vez disso, é uma junção feita com o nome do fundador, Adolf Adi Dassler. O logotipo da marca parece uma montanha, a qual simboliza os obstáculos que as pessoas precisam superar no esporte.

15. Toyota

toyota_15.png

As três elipses no logo da Toyota representam três corações: o coração do cliente, o coração do produto e o coração do progresso no campo da tecnologia.

16. Samsung

samsung_16.jpg

Para os coreanos, sam significa "três", enquanto sung quer dizer "estrela". Então, Samsung refere-se a três estrelas. Na Coréia do Sul, o número três apologiza para algo "grande, numeroso e poderoso".

17. Nivea

nivea_17.jpg

Niveus é o latim para "branca de neve": a pureza dessa imagem se reflete na cor dos cremes para a pele da empresa.

18. Cadillac

cadillac_18.jpg

A marca foi nomeada assim em homenagem a seu fundador, um explorador francês chamado Antoine de la Mothe Cadillac. O nome evoca um espírito de pioneirismo.

19. Häagen-Dazs

haagen dazs_19.jpg

Inventado para soar dinamarquês – demonstrando o potencial do produto em terras estrangeiras – o nome dessa empresa americana de sorvetes foi escolhido para posicionar a marca como um produto premium, de alta qualidade.

20. FedEx

fedex_20.jpeg

FedEx anuncia velocidade e precisão na entrega, e realmente promove esses fatores em sua logomarca, ocultando uma seta entre as letras E e X.

21. Amazon

amazon_21.jpg

A seta amarela sublinhada nas pontas do logotipo da Amazon vai de A à Z, ilustrando a enorme variedade de produtos vendidos na loja online. Há também a forma de um sorriso, que representa satisfação do cliente.

22. Gillette

gillette_22.jpg

A mensagem escondida nesse logotipo é difícil de detectar, mas se você olhar de perto, verá que as letras G e I são cortadas por uma lâmina: isso representa a nitidez e precisão das lâminas de barbear Gillette.

23. Toblerone

toblerone_23.jpg

A marca Toblerone é originária da cidade de Berna, na Suíça, que também é conhecida por ser "a cidade dos ursos". Você consegue ver um urso escondido nas montanhas?

24. Mercedes-Benz

mercedes benz_24.jpg

As três estrelas do logotipo da Mercedes-Benz representam o domínio da empresa em qualidade e estilo sobre terra, mar e ar.

25. LG

lg_25.jpg

A face sorridente escondida no logotipo da LG é formada pelas letras L (que ilustra um nariz), e G (que forma o restante da face).

26. Fórmula 1

formula 1_26.jpg

Fórmula 1 é vulgarmente conhecida como F1. Com o F preto e o padrão vermelho que significa velocidade em exibição, de onde vem o número 1? Dê uma olhada no espaço em branco entre esses dois elementos.

27. Unilever

unilever_27.jpg

A letra U no logotipo da Unilever foi criativamente preenchida com uma variedade de imagens aleatórias, mas, na verdade, cada ícone particular utilizado representa um aspecto do negócio da Unilever. Por exemplo: um ícone de reciclagem para a sustentabilidade, e os lábios para beleza e bom gosto.

28. BMW

bmw_28.jpg

A marca BMW está inserida em uma história de guerra e aviação, e o logotipo permanece fiel a esse contexto. As seções brancas representam uma hélice em movimento; as azuis remetem ao céu. De fato, a BMW teve um papel na II Guerra Mundial como fornecedora de motores de aeronaves para as forças aéreas alemãs.

29. Carrefour

carrefour_29.png

Carrefour é a palavra em francês para "encruzilhada", razão pela qual duas flechas foram incluídas nas cores francesas nesse logotipo da marca. O espaço branco entre as setas exibe sutilmente um C, de Carrefour.

30. Pepsi

pepsi_30.jpg

Como consta no documento de 27 páginas escrito pela Arnell Associates (consultoria contratada pela Pepsi para trabalhar no design da marca), o logotipo é uma espécie de Código da Vinci, e baseia-se, além disso, em Feng Shui, no Renascimento e na Teoria da Relatividade. Dentre os vários significados, nenhum prevalece.


Eduardo Silva Ruano

Redator na Obvious, Whiplash e La Parola. Sempre buscando novas inspirações para transformar ideias em palavras .
Saiba como escrever na obvious.
version 8/s/design// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Eduardo Silva Ruano
Site Meter