O Capítulo Walter Firmo na História da Fotografia Brasileira
Walter Firmo Guimarães da Silva, consagrado como um dos mais importantes autores a trabalhar com fotografia colorida no Brasil, ficou conhecido pela valorização e divulgação da contribuição da cultura negra em seu trabalho. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1937. Autodidata, começou a carreira aos 20 anos, em 1957, no jornal carioca Última Hora, passando a colaborar com o Jornal do Brasil em 1960. Em 1965 integrou a equipe inaugural da revista Realidade, que o tornou nacionalmente conhecido. Depois de trabalhar para diversas publicações da Bloch Editores, criou em 1973 a agência Câmara Três, em associação com Sebastião Barbosa e Claus Meyer, mas a deixou no ano seguinte para fotografar para a sucursal da revista Veja no Rio de Janeiro.
Foi diretor do Instituto Nacional da Fotografia da Fundação Nacional de Arte entre 1986 e 1991. Com a extinção do INFoto no governo Collor, foi reintegrado em 1994, passando a atuar na nova Área de Fotografia da Funarte, pela qual se aposentou em 2007. Publicou os livros: Walter Firmo: Antologia Fotográfica (1989); e Nas Trilhas do Rosa (1996); Paris: Paradas Sobre Imagens (2005); Brasil: Imagens da Terra e do Povo (2009). Foi vencedor do prêmio Esso de reportagem em 1963, pela série de cinco reportagens “Cem dias na Amazônia de ninguém”.
Firmo é um dos fotógrafos mais premiados na história da fotografia brasileira. Entre 1973 e 1985, venceu sete vezes o Concurso Internacional de Fotografia da Nikon. Em 1985, recebeu também o Golfinho de Ouro, concedido pelo governo do Estado do Rio de Janeiro e, em 2004, recebeu o título de comendador das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Cultura à época, Gilberto Gil.
Desde 1992, Firmo ministra cursos e oficinas no Brasil e no exterior. Em 2010 fundou a sala José Medeiros, homenagem a um dos seus grandes mestres e inspiradores no início da carreira, onde dá aulas e palestras, no Rio de Janeiro.
Saiba um pouco mais sobre a vida e obra desse grande artista brasileiro: