Nícolas Milanes

Geógrafo, mas aspirante e inspirado de muitas outras coisas

Submarine

As aventuras juvenis do cotidiano de Oliver Tate, ao excelente som de Alex Turner, uma obra com um tom bastante Wes Anderson.


Submarine é bastante sobre acontecimentos mundanos que não despertam interesse na conversa com pessoas com quem nos relacionamos posteriormente, ainda que costumam ser marcos de mudança de pensamentos - e de pontos de vista. É nessa premissa que Oliver Tate tem dois objetivos na vida: perder a virgindade antes de seu aniversário de 16 anos e exterminar a estranha relação de sua mãe com um ex-namorado e assim ajeitar as luzes de seus pais.

MV5BNDA5Mzk1MzMyOF5BMl5BanBnXkFtZTcwMTMxODUzNA@@._V1__SX1303_SY591_.jpg

Oliver se interessa pela levemente peculiar Jordana, uma garota confiante em seus atos, ainda que com seus problemas familiares. Após um incidente com a perdedora da sala de Oliver, que envolvia também seu melhor amigo Chips, a culpa de Oliver acaba por aproximá-lo de Jordana. Sempre em um clima pseudo-investigativo, o ar independente do filme ganha força ao expor os pensamentos de Oliver como se ele fosse Sherlock Holmes.

O foco central da obra é na descoberta do amor jovem e fase cheia de novidades com Oliver Tate e Jordana viram um casal. Ao som exclusivo de Alex Turner, Oliver começa sua empreitada em consumar o ato com Jordana. Mas não se engane, Oliver realmente sente que aquilo é amor, e demonstra da maneira mais estranha possível ao longo de sua jornada, como todo garoto estranho o qual muitos espectadores irão identificar-se.

O tema amoroso ainda envolve o distante relacionamento como casal de seus pais - o novo vizinho da família é o excêntrico Graham Purvis, um antigo namorado da mãe de Oliver, que gera grandes dúvidas e é motivo de investigações do garoto. Seu pai apresenta-se sempre apático aos acontecimentos da casa, ainda que dê uma fita caseira para Oliver quando ele começa a namorar - de um lado, músicas para quando se está apaixonado, e do outro, músicas ideais par ao término do namoro.

Oliver, por fim, se perde no foco de seus relacionamentos, de seus problemas, e nas mudanças que vem com a experiência quando se tem 15 anos.

A aventura espiritual de Submarine é reafirmada em tempos modernos, uma dramédia inglesa típica, como não se via no mundo do cinema a alguns bons anos.

Afinal, o amor é muito sobre as nossos anseios, medos, e desejos - ou seja, nossa própria mente.


Nícolas Milanes

Geógrafo, mas aspirante e inspirado de muitas outras coisas.
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/cinema// @destaque, @hplounge, @hp, @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Nícolas Milanes