informacaoemcores

the end has no end

Mônica Alves

Dessas loucas do Jornalismo que tenta se aventurar pela Moda. Apaixonada por cinema, música e gatinhos, tento encontrar um jeitinho de ter todos os meus amores por perto pra conseguir seguir escrevendo sobre o infinito.

Música, moda e um compilado de críticas

Enquanto música e moda continuam sua bela parceria, artistas se arriscam em vídeoclipes e expõem os problemas de um universo que nem sempre é embalado pela beleza


modelfosterthepeople.jpg

Já sabemos que música e moda muitas vezes caminham de mãos dadas. De figurinhas carimbadas nos principais eventos do circuito a parcerias entre grifes e cantores, vivemos hoje um entretenimento totalmente ligado ao mundo fashion, com celebridades lutando por um vestido exclusivo para ir ao Grammy. Em meio a essa convergência de interesses, popularidade e muito dinheiro, encontramos também o outro lado da moeda, com artistas que arriscam expor a realidade por trás da beleza e dos looks do dia.

Lançado esta semana pela banda Foster the People, o clipe de "Best Friends" é mais um exemplo de crítica velada a uma indústria cheia de problemas. Em busca da "aparência perfeita", encontramos uma top model que literalmente engole as concorrentes para absorver o que elas tem de melhor, transformando-se em uma figura bizarra e totalmente irreal. Carregado de efeitos especiais e ataques diretos ao competitivo mundo das modelos, nos deparamos com um clipe que nos leva a pensar até que ponto podemos chegar.

A banda se junta a um grupo crescente de artistas que alia música e moda de uma forma diferente: a exposição de um mundo cruel e de valores trocados, onde o constante desejo pelo que é belo cria padrões absurdos. Madonna, David Bowie, Lily Allen e Beyoncé são apenas alguns entre inúmeros artistas que se empenharam em letras e clipes que apontam o lado B de um universo visto muitas vezes apenas pelo glamour e ostentação. A pressão pela beleza, o desejo da juventude e as incansáveis alterações em imagens se tornam temas cada vez mais recorrentes - outro exemplo é o vídeo "Nouveau Parfum", da cantora francesa Boggie, que mostra como um programa de correção gráfica pode transformar uma pessoa em apenas alguns minutos. Chega a ser assustador.

É interessante ver também que a crítica está vindo de dentro da bolha - Bowie e Madonna são considerados grandes ícones da moda, enquanto Beyoncé e Lily Allen marcam presença em diversos desfiles e são amigas pessoais de grandes estilistas. Percebe-se que está ficando difícil de segurar a imagem da perfeição, e o que antes era assunto restrito a bastidores está vindo cada vez mais a tona. Resta aguardar para ver quais serão os próximos passos dessa parceria um pouco ingrata que combina música boa, alguns rostinhos bonitos e muita maquiagem.


Mônica Alves

Dessas loucas do Jornalismo que tenta se aventurar pela Moda. Apaixonada por cinema, música e gatinhos, tento encontrar um jeitinho de ter todos os meus amores por perto pra conseguir seguir escrevendo sobre o infinito..
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/musica// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Mônica Alves