insert coin

A jukebox não pode parar...

Igor Lunei

Jornalista. Entusiasta da cultura Pop oriental. Apaixonado o bastante por música, literatura e cinema para tentar fazer desses assuntos o motivo de sua profissão. Fones de ouvido são como extensões de seu corpo.

elis em 10 canções

Elis Regina, que eu não conheci pessoalmente, fez a trilha sonora não só da minha vida, mas da vida de muitos, tenham esses vivido ou não em sua época.


16032015062206Elis-71-g.jpg

Já tiveram a impressão de que vocês estão vivendo no momento errado da história? Já tiveram saudades de um tempo que vocês nunca viveram? Já desejaram que as coisas fossem, nesse momento, exatamente como vocês idealizaram? É assim que eu me sinto quando escuto Elis Regina.

É como se, na verdade, em meu corpo habitasse um senhor de, vá lá, 50 anos, com memórias quase infinitas de uma vida muito bem vivida. É como se cada uma das faixas de seu trabalho servissem como trilha sonora para momentos marcantes que não passei. É como se a Elis fosse aquela amiga que me acalantava por meio de suas interpretações vocais, mas que nunca pude conhecer pessoalmente.

Dez dessas canções, entre muitas, não tocam provavelmente só a mim, mas muitos outros que viveram suas épocas difíceis em relação ao governo e liberdade de expressão, os que nasceram após isso e entendem o quanto somos sortudos, ou mesmo aqueles que apenas tem Elis como uma companheira ao mesmo tempo distante e íntima.

1 - Como Nossos Pais

Não sei se consigo eleger algo como favorito na minha vida. Prefiro sempre montar listas com, no mínimo, trinta componentes para tudo: filmes, desenhos animados, livros etc., isso não se diferencia com músicas. Entretanto, 'Como Nossos Pais' chega muito perto do ouro. Um hino que cutuca o governo ditatorial sem que eles nem mesmo percebam.

2 - Se Eu Quiser Falar Com Deus

Aqui, sempre interpretei essa como uma letra de humildade, sobre uma personagem que reconhece a sua quase insignificância perante sua divindade.

3 - Velha Roupa Colorida

Novamente, uma mostrada de língua para a ditadura, mas de uma forma tão divertida que passa quase engraçada.

4 - Redescobrir

Nessa faixa, a profundidade da interpretação vocal chega a me assustar, pois vai de uma profundidade quase sinistra para algo repleto de força.

5 - Romaria

Não sou religioso, mas é quase impossível não se emocionar ao escutar 'Romaria'. A forma como ela canta a vida do brasileiro e suas crenças, Deus dos céus.

6 - Arrastão

Assim como a canção anterior, é a vida brasileira musicada.

7 - Tiro ao Álvaro

Teria essa sido a primeira vez que a escutei? Não consigo me lembrar com certeza, mas lembro o quanto me divertia com as palavras trocadas quando era criança.

8 - Águas de Março

Outra canção cuja letra me divertiu muito quando eu era bem novinho.

9 - Alô Alô Marciano

Essa daqui foi abertura de uma das poucas novelas que eu assisti e adorei.

10 - Só Tinha de Ser Com Você

Ainda não vivi um amor tão grande assim, mas tenho certeza que essa música foi feita especialmente para quando isso acontecer.


Igor Lunei

Jornalista. Entusiasta da cultura Pop oriental. Apaixonado o bastante por música, literatura e cinema para tentar fazer desses assuntos o motivo de sua profissão. Fones de ouvido são como extensões de seu corpo..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Igor Lunei