O fotógrafo nigeriano que revolucionou a arte do penteado em seu país

J.D. Okhai Ojeikere, foi um fotógrafo nigeriano, que durante 40 anos se dedicou a fotografar os penteados mais originais que encontrava em seu país. Seu trabalho lhe rendeu exposições mundo a fora, o que estimulou ao movimento e sofisticação da arte dos penteadores e cabeleireiros africanos.
Fotografou, especificamente, na Nigéria. Andava diariamente pelas ruas com sua máquina, sempre pronto para registrar os mais interessantes penteados que encontrava. Estimulou ao aparecimento de verdadeiros artistas, capazes de expressar gestos e sensações em suas obras, suas esculturas em cabelos, como podem notar nas fotos:
Com um acervo em torno de mil fotos, Ojeikere mostrou em galerias para além do continente africano, não somente a arte de seu olhar, como também, um pouco da rica e bela cultura de seu país e seu continente, quase sempre associados a violência e subdesenvolvimento pelas mídias ocidentais.
O artista morreu em Fevereiro de 2014, em Laos, mas sua obra continua viva, assim como a tradição dos penteados nigerianos.