introspectivo on

Reação ao múltiplo pensar

Allan Moreira

Meu eterno matrimônio é com minha própria consciência, a felicidade deste casamento é condicionada pela fidelidade entre o pensar e falar, sendo a palavra que profiro a aliança desta união.

- Relaçōes Públicas formado pela PUC Campinas com pós graduação em Marketing pela UNICAMP.

Compartilhe sua opinião sobre o texto: [email protected]

Liberdade Negra

Pela liberdade dos olhares receosos direcionados ao homem negro que se aproxima e carrega o estigma do esteriótipo de criminoso.


tumblr_m557raH3q31r28kuyo1_1280.jpg

Dia 25 de maio é comemorado o Dia de Libertação da África. A data foi institucionalizada em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em oposição a subordinação que a África enfrentava há séculos, através do colonialismo, do neocolonialismo e da partilha do continente. A iniciativa visava acelerar o fim da colonização na África.

São datas como esta que nos convidam para um debate sobre a polêmica temática e reflexão mais profunda sobre a representação do negro mundialmente. São diversas décadas desde a institucionalização deste dia e a busca pela liberdade ainda é presente na realidade de afrodescendentes. Ressalto aqui a liberdade de olhares, tal como aqueles espantados pela presença negra em ambientes de predominância branca, olhares receosos direcionados ao homem negro que se aproxima e carrega o estigma do esteriótipo de criminoso, olhares que ferem o direito de usufruir integralmente de uma liberdade que é legítima.

A referência de beleza padronizada ainda escraviza os que desconhecem a beleza da naturalidade na celebração da libertação de um continente que também clama pela libertação de seu povo. Enfatizar e propagar a relevância de atos históricos africanos é a oferta de informação para a reconquista de um espaço, uma saudação ao desconhecido como forma de reconhecimento, antes de tudo, de um semelhante.


Allan Moreira

Meu eterno matrimônio é com minha própria consciência, a felicidade deste casamento é condicionada pela fidelidade entre o pensar e falar, sendo a palavra que profiro a aliança desta união. - Relaçōes Públicas formado pela PUC Campinas com pós graduação em Marketing pela UNICAMP. Compartilhe sua opinião sobre o texto: [email protected]
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/// @obvious, @obvioushp //Allan Moreira