isso não é um blog

Isso não é uma descrição

Ygor Santos Melo

Estudante de Arquitetura & Urbanismo, desenhista nas horas vagas e leitor sempre que possível. Tenta pensar como filósofo e se expressar como poeta. Humanamente complicado. Comple(x)(t)amente pessoa

  • Favelas do Brasil 2-thumb-800x568-160898.jpg
    A ilusão e a realidade nas cidades

    Ilusão: Kant definiu como "o jogo que persiste mesmo quando se sabe que o objeto pressuposto não é real" (Antr., § 13).

    Realidade: esse termo indica o modo de ser das coisas existentes fora da mente humana ou independentemente dela.

    (trechos retirados dos verbetes "Ilusão" e "Realidade" do Dicionário de Filosofia Nicola Abbagnano)

  • 13327542_497373690446233_8401917645022699989_n.jpg
    A greve nas estaduais paulistas

    As universidades estaduais paulistas (USP, Unesp e Unicamp) estão em GREVE. Referências na produção científica à nível mundial e responsáveis por cerca de 50% de toda a produção acadêmica brasileira, vêm sendo sucateadas pelo Estado mais rico da União. Universidades que, apesar da excelência na Academia, ainda são estruturadas a partir de raízes machistas, racistas, caucasianas, ricas e patriarcais dos calabouços da colônia, do império e da ditadura.

  • l2_v342065_958_992_744-11.jpg
    A escala das grandes arquiteturas

    A verdadeira escala da arquitetura não está em seu tamanho em m², em seu gabarito ou no que foi gasto na sua construção, pois é muito mais que o edifício e as cifras econômicas: a grandeza de uma arquitetura está no número de vidas que ela consegue transformar e valorizar.

  • 12.11_qatar_2022_2.png
    Protagonistas da arquitetura

    "Quem construiu a Tebas das Sete Portas?
    Nos livros constam nomes de reis.
    Foram eles que carregaram as rochas?
    E a Babilônia destruída tantas vezes?
    Quem a reconstruiu de novo, de novo e de novo?
    Quais as casas de Lima dourada
    abrigavam os pedreiros?".

    Bertold Brecht

  • interfaithshaadi.jpg
    A grande alma do século XX

    "É bem provável que as gerações futuras quase não acreditem que alguém como Gandhi tenha vivido em carne e osso na Terra." Albert Einstein.

  • 10247456_748620721853244_1323484735372856834_n.jpg
    Tinha que ser o Chaves?

    Seu Madruga, lá do céu, não mais afirma, mas pergunta: tinha que ser o Chaves? Chiquinha abre o berreiro. Dona Florinda é consolada pelo Professor Girafales, que não esconde as lágrimas. Quico, ao pé do barril, deixa um sanduíche de presunto e chora. Dona Clotilde, ao lado de Seu Madruga, desmaia. Sr. Barriga espera receber uma pancada, porém nada - também chora. Há, pela primeira vez, tristeza na Vila.
    Nas terras de Chapolin Colorado, as pessoas se perguntam: E agora, quem poderá nos defender?
    Na América e no mundo, crianças, jovens e adultos se juntam em coro: pipipipipipi...

  • www.namargem.ufscar.br.jpg
    Discussões sobre arquitetura

    Arquitetos projetam e executam, dentre outras coisas, construções magníficas, edifícios que impressionam. Fazem curvas, ângulos retos, parábolas, elipses, cubos, quadrados e círculos. Projetam, também, enclaves fortificados, (auto)segregadores, cidades desiguais e espraiadas. Agora pergunto: e a arquitetura para quem precisa de arquitetura?

  • 3.png
    Manuel

    "— Não quero mais saber do lirismo que não é libertação."

  • topicos.estadao.com.br.jpg
    Fomos professores, agora seremos alunos.

    Este não tem nada a ver com política e afins. Vamos falar de futebol, só. Para ser específico, vamos discorrer sobre a Seleção Canarinha e a falência da arte futebolística no pós-2002 da camisa, até então, mais temida do futebol.

  • www.prefixmag.com.jpg
    Love Lives Forever

    Há exatos 5 anos, o mundo recebia a notícia de que o maior ídolo Pop e, indubitavelmente, um dos maiores artistas que pisaram nesta terra, havia falecido. Hoje, mais que um dia triste, é um dia de homenagens. Homenagens ao artista negro que revolucionou a música, que virou ídolo de bilhões, aos quais, só de ouvirem seu nome, já sentem vontade de dançar.

  • banksy-ill-be-in-charge.jpg
    São tempos, críticos

    Pawel Kuczynski e Banksy. O primeiro é polonês, com humor ácido e irônico. O segundo é britânico, satírico e subversivo. São os típicos artistas que incomodam. Chocam. Passam, trabalho por trabalho, uma mensagem muito importante: arte também é ação política. Aliás, uma baita ação. São tempos onde a crítica e a política andam juntas. São tempos onde a arte deve estar em todo lugar, desde as paredes das ruas às telas de computadores e pedaços de papel.

  • torvelinho.wordpress.com.jpg
    Eu também prefiro ser

    Louco, lúcido: Maluco Beleza. O Carpinteiro do Universo e Carimbador Maluco que tentou. Aconselhou seu Amigo Pedro e, mesmo com um Sapato 36, continuou sem Medo da Chuva, plantando seu Capim Guiné, com seu Ouro de Tolo, mesmo no Dia em que a Terra Parou. Cantou para sua morte e sempre preferiu ser uma eterna Metamorfose Ambulante.

  • ultima-hora.jpg
    514-21: tantos dias que perdemos (o golpe)

    Não, não houve revolução. Tiraram Jango, foram contra a constituição. Um abismo obscuro se intensificou na nação. Hoje, 50 anos desde o ocorrido, sofremos dores daquela aflição.

  • cmais.com.br.jpg
    Legado eterno de um centenário

    Lina Bo Bardi, responsável por obras importantíssimas da arquitetura paulistana e brasileira, completaria 100 anos no dia 5 de dezembro de 2014. Porém, infelizmente, nos deixou em 1992. Mas seu legado é mais que centenário: é eterno. O MASP, o Sesc Pompéia e a Casa de Vidro são grandes marcos, os quais sempre serão lembrados e admirados por todos, pois são as ideias materializadas de Achillina Bo.