itinerário interno

Uma alma sempre a procura de transcender os limites do real, um verbo a espera de conjugação...

Madlene Nunes Cardoso

Trago em minhas mãos a poeira das constelações para contar o tempo contido na ampulheta...

A pintura chinesa nos sonhos de Hu JunDi

Hu JunDi é um artista chinês conhecido pelas suas pinturas serenas e harmoniosas onde há o emprego de uma técnica fabulosa da pintura a óleo que garante uma profundidade exuberante e envolvente. As mulheres de suas obras são todas extraídas de seu subconsciente e quase sempre transmitindo a imagem da pureza e inocência.


“Songs and poems touch me, I want to paint the poem and the song” – Hun JunDi.

Durante meus devaneios solitários na busca eterna pela arte simplória e por artistas novos, conheci um pintor chinês fabuloso chamado Hu JunDi. A arte oriental é um mundo a parte e conhecer Hu JunDi, foi uma forma de transcendência além de minha imaginação..

Contando um pouco de seu histórico, Hu JunDi nasceu na China, na província de Jili, no ano de 1962 e atualmente reside em Leshan na província de Sichuan, também na China. JunDi se formou no ano de 1984 em Sichuan Fine Art Institute. Ao presenciar qualquer uma das obras de Hu JunDi você consegue sentir uma sensação de paz, serenidade e harmonia... Sensações causadas devido ao emprego das cores de suas obras e pela leveza das mesmas, graças a sua incrível técnica de profundidade da pintura a óleo.

tumblr_lw4zod9OUK1qdh7g0o1_500.jpg

Hu JunDi pinta normalmente figuras femininas orientais com uma beleza e leveza inconfundível, ele não usa modelos para pintar, ele extrai as imagens femininas que se formam em sua mente em um momento perfeito e harmonioso. Essas imagens femininas são mulheres com um ar elegante de Sichuan, na maioria das vezes com trajes tradicionais.

3676793800_c1226ba873.jpg

Como ele extrai essas imagens de sua mente, elas muito se assemelham a sonhos, podemos ver algo surreal... Expressionista... Impressionista... Em algumas as paisagens podem nos remeter aos quadros de Monet e suas paisagens fabulosas. Suas pinturas são todas feitas á óleo, no entanto ele possui uma técnica de brilho devido às pinceladas que garantem uma profundidade além do convencional. Suas pinturas possuem às cores da região de Sichuan (China). Aqui voz deixo uma imagem da paisagem desta região, vale lembrar que em 2009 esta região foi assolada por um grave terremoto.

image_t6.jpg

tohkJ.jpg

Este é o site do Hallmark Fine Art Gallery (San Diego – California), aqui você pode encontrar algumas informações extras sobre Sichuan, assim como alguma das obras de Hu JunDi que estão expostas:

http://www.hallmarkgallery.com/gal/collection/Hu-Jundi-Original-img-src-http-www-hallmarkgallery-com.

Hallmark Galleries La Jolla San Diego art gallery.jpg

"The works are as much a reflection of his spirit as his cool strength under pressure. As I know in China and probably the world, few artists can do that. In western artists I have seen, only Renoir could capture that style." “Most talented master. His work is full of dense Chinese colors and lush atmosphere. Sichuan’s warm and moist air is floating through his paintings. I was captivated instantly to the melodies on his canvas.” Zhong Biao, crítico de arte chinês e diretor do Museu de Arte de Chonqing. Um belo vídeo com alguns dos quadris de Hu JunDi, acompanhado por uma linda melodia do músico japonês Kitaro: Mais algumas obras de Hu JunDi:

hu-jundi20.jpg

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

6.jpg

a.jpg

b.jpg

ff.jpg


Madlene Nunes Cardoso

Trago em minhas mãos a poeira das constelações para contar o tempo contido na ampulheta... .
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/Artes// @destaque, @obvious //Madlene Nunes Cardoso