itinerário interno

Uma alma sempre a procura de transcender os limites do real, um verbo a espera de conjugação...

Madlene Nunes Cardoso

Trago em minhas mãos a poeira das constelações para contar o tempo contido na ampulheta...

Projeto The Traveling Wilburys

O que você acharia de um grupo musical que juntasse nada mais nada menos que Bob Dylan, Roy Orbison, George Harrison, Tom Petty e Jeff Lynne? Um verdadeiro mergulho no rock and roll, não? Então conheça o projeto The Traveling Wilburys.


O que você acharia de um grupo musical que juntasse nada mais nada menos que Bob Dylan, Roy Orbison, George Harrison, Tom Petty e Jeff Lynne? Um verdadeiro mergulho no rock and roll, não? Parece mentira, mas este grupo se formou e melhor ainda, lançaram dois discos, o sucesso do lançamento foi sucesso no período, vendendo milhões de cópias e trazendo a tona à carreira dos membros, porém não sei por qual motivo eles não terem o reconhecimento merecido hoje...

travelling wilburys 4.jpg

Este grupo foi intitulado The Traveling Wilburys, uma espécie de projeto musical que veio das entranhas da cabeça do nosso amado George Harrison, ex Beatles. Esta ideia foi um sucesso e a gravação do primeiro álbum se deu certa forma que por acaso, em 1988 através de muitos improvisos em um estúdio caseiro que Bob Dylan possuía em Malibu eles gravaram a faixa "Handle with Carei”. George adorou o resultado da sessão.

A primeira canção a ser gravada e que seria usada no lado B era "Handle with Care", ao levar a faixa até a gravadora A&M Records, houve um êxtase por parte do chefe, a partir de então surgia o grupo Traveling Wilburys, de forma completamente improvisada. Certa vez Harrison foi indagado sobre a formação do grupo e ele deu a seguinte resposta: "Se você tentasse reunir essas pessoas para uma banda e planejasse isso, jamais daria certo. A maneira que aconteceu foi pura mágica, sei lá, talvez fosse uma noite de lua cheia, algo assim”.

P00863.jpg

Este primeiro álbum foi intitulado “Traveling Wilburys Vol. 1 – 1988” foi gravado em cerca de 10 dias devido a uma iminente turnê de Bob Dylan, por este motivo os arranjos foram todos em Londres sem ele. Uma obra prima! O sucesso resultante do volume 1 deu a George a ideia de gravar o segunda álbum que seria intitulado volume 3 (para confundir o público).

14103_image0_20061106_auto.jpg

Mas o que seria um grande acontecimento foi abalado por uma grande perda, a inesperada morte de Roy Orbison, de ataque cardíaco, no dia 6 de dezembro de 1988, aos 52 anos. A perda de Roy foi um choque para o restantes do grupo, então o álbum “Traveling Wilburys-Volume 3” só foi editado em 1990. Este segundo álbum não alcançou grande sucesso entre o público, a justificativa era de que ele foi planejado, ao contrário do primeiro que foi totalmente improvisado, assim como que sem a voz Roy ele não teria tanta graça.

traveling-wilburys-4ff972d27b17b.jpg

Em 2007 foi editado um box com os dois CDs e mais um DVD contendo um documentário das gravações do primeiro álbum e todos os vídeos editados pelo Traveling Wilburys. Como não queriam usar os nomes reais, resolveram criar uma espécie de irmandade, os Traveling Wilburys, os nomes foram os seguintes:

Nelson Wilbury - George Harrison Otis Wilbury - Jeff Lynne Lefty Wilbury - Roy Orbison Charlie T. Jr. - Tom Petty Lucky Wilbury - Bob Dylan

Discografia Traveling Wilburys Volume 1 (1988) Traveling Wilburys Volume 3 (1990) The Traveling Wilburys Collection (2007)

Tweeter And The Monkey Man Handle With Care She's My Baby Not Alone Any More


Madlene Nunes Cardoso

Trago em minhas mãos a poeira das constelações para contar o tempo contido na ampulheta... .
Saiba como escrever na obvious.
version 8/s/Música// @destaque, @obvious //Madlene Nunes Cardoso