danillo

Nasci na última década, chorando, e cresci na primeira, vendo tv. e eu também brinco com a vela quando a luz acaba, depois de ter gritado porque a luz acabou. Quem nunca?

Praia do Futuro

Esteja avisado que esse filme pode conter cenas com demonstrações explícitas de afeto.


Praia do Futuro (2014) é dirigido por Karim Ainouz, com Wagner Moura, Clemens Schick e Jesuíta Barbosa. Um filme sobre liberdade e sobre coragem para se perder em busca de si próprio.

praia do futuro.jpg

1.O Abraço do afogado

Estamos numa praia do nordeste brasileiro. A Praia do Futuro, no litoral do Ceará. Donato trabalha como salva-vidas. Todos os dias ele socorre afogamentos, assim como vez ou outra vê gente morrendo, sabendo que poderia ser ele, o que lhe dá medo. Como Aquaman pode se perder no mar se ele já é do mar? Aqui é quente, claro. Aqui é onde Donato nasceu e vive com a família. É na areia que estão plantadas suas raízes e elas se alimentam de água salgada. Um dia Donato salva Konrad de um afogamento, por quem se apaixona e com quem se muda para Berlim.

2. O heroi partido ao meio

Estamos numa densa metrópole na Europa central. Donato agora vive com Konrad. Aqui é frio, escuro e os dois se divertem e se amam. Aqui é onde Donato se realiza. É no meio da cidade que Donato se sente livre. Afinal de contas, ele consegue viver longe do chão em que nasceu. A praia era onde ele estava por compromisso, porque alguma força o impedia de sair de lá. Berlim é o lugar pra onde seus sentimentos e sua vontade o levaram e onde o fazem ficar. Agora Donato é um homem partido, transmutou suas próprias raízes em pés pra andar. E os pés o levam a um dilema: continuar seguindo na direção que o coração aponta ou voltar pra onde a sua cosciência chama? Por fim o desejo dos pés fala mais alto. Seguir em frente, um passo depois do outro, e quando olhar pra trás, assegurar-se de ficar cada vez mais distante do que vê.

3. Um fantasma que fala alemão

Ayrton é o irmão mais novo de Donato. Ele vai para Berlim no rastro do irmão. Ayrton segue em direção às suas raízes, porque elas nunca estiveram pregadas num chão de terra, mas de carne. Seu maoir afeto é seu irmão. Entre a partida e o reencontro, oito anos se passaram. Ayrton é o vestígio do passado que não assombra mais, pois Donato já se libertou. E o passado que os dois tinham em comum já foi superado. Agora há somente um para o outro.

Do começo ao fim as paisagens compõem a imagem habitada pelos personagens. Do claro e quente ao frio e escuro. Sem nunca voltar pra trás. Mas num lugar ou no outro, o que importa mesmo são as pessoas. De Aquaman a Speederacer: os herois mudam enquanto as pessoas se buscam e seguem.


danillo

Nasci na última década, chorando, e cresci na primeira, vendo tv. e eu também brinco com a vela quando a luz acaba, depois de ter gritado porque a luz acabou. Quem nunca?.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/Cinema// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //danillo