jollyroger 80s para as massas

Os sistemas caóticos possuem uma ordem oculta.

Rogério Marques

Historiador da Indústria Cultural, Pretensioso Novo Artista Marginal, Violador do Status Quo e Produto para Consumo

  • jave1.jpg
    Narradores de Javé. Cinema, História Oral e Arquivos

    Narradores de Javé é uma produção do cinema brasileiro dirigido por Eliane Caffé e magistralmente protagonizada por José Dumont. Conta em tom de comédia o drama dos moradores do pequeno vilarejo de Javé que estão desesperados com o iminente desaparecimento de sua cidade devido a construção de uma Hidrelétrica. Trata-se de um produto cultural que possibilita uma série de análises a respeito da cultura, das estruturas de poder, dos arquivos e das identidades.

  • Videodrome 4.jpg
    Videodrome, o sexo e a violência na Televisão

    É muito interessante pensar como obras literárias ou cinematográficas representam certas realidades inerentes à época de sua produção. No caso, o filme "Videodrome" de David Cronenberg apresentou, no estilo autoral psicológico gore científico-surrealista do diretor, questões perturbadoras da década de seu lançamento, mas que ainda se mantém atuais. A película é pontuada por um discurso polissêmico que pode originar múltiplas interpretações.

  • crfor4.jpg
    A Indústria Cultural e o Cinema

    Os meios de comunicação de massa surgiram e se desenvolveram com o processo de Industrialização. Essa cultura de massa se solidifica no século XX quando o capitalismo cria as condições para uma sociedade de consumo alavancada pela TV e cinema. São nos momentos de lazer onde as ideologias são mais facilmente absorvidas. O que precisamos ter em mente é que as formas da Cultura de massa são intensamente políticas e ideológicas, sendo de fundamental importância aprendermos a lê-las criticamente.

  • Rambo II_(3).jpg
    Rambo e a ressignificação dos símbolos culturais

    Nos anos 1980 o personagem Rambo interpretado por Sylvester Stallone se tornou um dos mais famosos símbolos de propaganda política dos Estados Unidos. Nesse artigo, demonstramos as diversas formas que um mesmo ícone cultural pode ser apresentado, apropriado e ressignificado de acordo com a necessidade e as intenções políticas e mercadológicas do contexto histórico.

  • edward maos de tesoura_(2).jpg
    Edward Mãos-de-Tesoura: uma fábula crítica contra a assustadora "normalidade"

    Os filmes do diretor Tim Burton geralmente contam histórias de outsiders. Personagens à margem da sociedade dita "normal", excêntricos, antissociais e incompreendidos. No entanto, a tal sociedade "normal" retratada nos filmes de Burton é geralmente esquisita, imbecilizada, alienada e preconceituosa. Fica a questão: Quem são, de verdade, as aberrações em seus filmes?

  • 77796_295594740556768_1452032400_o.jpg
    Batman de Tim Burton: 25 anos depois, o filme ainda tem muito a dizer

    O filme Batman, dirigido por Tim Burton, acaba de completar 25 anos. A obra, que já nasceu clássica devido ao seu apelo visual, ainda divide opiniões em relação às suas escolhas na construção dos personagens e da trama. Mas, se formos comparar com a visão realista de Christopher Nolan, o filme de 1989 pode ser considerado infantil? Acho que não. Batman é resultado de um trabalho artístico coletivo, e o filme de Burton possui personagens tão complexos e interessantes como os da última trilogia de Nolan.

Site Meter