Paulo Pontes

Paulo Pontes é jornalista e já teve seus textos publicados na revista Roadie Crew e nos sites Obvious e ScreamYell. Atualmente trabalha em dois livros: um livro-reportagem provisoriamente intitulado “A Arte de Narrar Vidas", com perfis de grandes biógrafos brasileiros; outro contando as histórias dos irmãos Andria e Ivan Busic (Dr. Sin).

Dr. Sin: Novo álbum mostra evolução, criatividade, garra e muito amor ao Rock n' Roll

É muito difícil uma banda com mais de 23 anos de carreira, manter sempre um nível alto de criatividade e musicalidade, com lançamentos sempre acima da média. São poucas as que conseguem se manter por tanto tempo com discos de qualidade. E para orgulho nacional, o Dr. Sin é uma delas. E ainda por cima, é evidente a evolução da banda a cada lançamento.


intactus.jpg Capa do disco (Arte por Gustavo Sazes)

O trio paulista formado por, Andria Busic (baixo e vocal), Ivan Busic (bateria e vocal) e Edu Ardanuy (guitarra), acaba de lançar pela Voice Music o disco Intactus, um álbum pesado, com excelentes composições e que figura entre os melhores de toda a carreira da banda.

"Saturday Night" abre o disco de forma pesada, rápida e certeira, com uma letra que como o próprio nome já diz, exalta as noites de sábado repletas de Rock n' Roll. A produção, que ficou a cargo do próprio Andria Busic, deixou tudo nítido, claro e na cara, realçando o peso das músicas.

Na sequência vem a já conhecida "How Long", com um refrão marcante, que funciona muito bem ao vivo.

Um riff pesadíssimo de guitarra executado por Edu Ardanuy, mostra toda a força de "We're Not Alone", faixa que tem uma temática alienígena e que é guiada pela bateria precisa de Ivan Busic. Nesta música vemos a evolução vocal de Andria, cantando de forma mais agressiva que o habitual. Uma das melhores do disco.

"Soul Survivor" é quase um southern rock, mas com muito mais peso. Ivan alterna os vocais com Andria, o que dá uma dinâmica bem interessante à música, aliás, como em alguns outros lançamentos da banda, aqui os vocais de Ivan são muito bem aproveitados. A faixa ainda trás um clima denso, com toques de violão executados em uma performance perfeita de Edu Ardanuy.

Não é preciso falar sobre a técnica absurda que os três têm em seus respectivos instrumentos, mas se ficar alguma dúvida, ouça a intrincada "The Great Houdini", uma aula de técnica e bom gosto em uma música que conta a história de Harry Houdini, famoso ilusionista húngaro, que fez fama e sucesso no mundo todo. Um trecho no meio da faixa, quase em seu final, me lembrou muito os melhores momentos do Rush, influência assumida do trio paulista.

O cd ainda conta com as mais intimistas "This is the Time" e "Without You", duas belíssimas baladas, que contam com a participação do tecladista Marcelo Souss.

Edu Ardanuy está avassalador na faixa "The Big Screen". Técnica e feeling invejáveis. A cada disco, o cara faz jus ao título de um dos melhores guitarristas do Brasil - na minha humilde opinião, o melhor. O mesmo acontece em "Set Me Free", que também apresenta um solo muito bom de Andria.

"Fight the Good Fight"encerra o trabalho com uma melodia cativante e uma aula de bateria ministrada por Ivan Busic. A música termina, o álbum chega ao seu fim, e você se pega ouvindo tudo novamente.

dr. sin.jpg Foto por Marco Bavini

Vale ressaltar o excelente trabalho do ilustrador Gustavo Sazes, que mais uma vez mostra todo seu potencial, criando uma capa muito bonita. Todo o material gráfico do disco é excelente e de muito bom gosto. Na embalagem, um encarte que conta com as letras das músicas e com fotos tiradas por Marco Bavini.

O Dr. Sin prova com Intactus, que o tempo não tem feito mal algum à banda, muito pelo contrário, são 23 anos de evolução, criatividade, garra e muito amor ao Rock n' Roll. Que venham os próximos 23 anos.


Paulo Pontes

Paulo Pontes é jornalista e já teve seus textos publicados na revista Roadie Crew e nos sites Obvious e ScreamYell. Atualmente trabalha em dois livros: um livro-reportagem provisoriamente intitulado “A Arte de Narrar Vidas", com perfis de grandes biógrafos brasileiros; outro contando as histórias dos irmãos Andria e Ivan Busic (Dr. Sin)..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Paulo Pontes