Bruna Kurth

A arte e suas expressões

As intervenções artísticas tomaram conta do cenário urbano das grandes metrópoles, transformando as ruas em grandes galerias de arte a céu aberto


A rua, suas construções inacabadas, seus grandes muros e o espaço público num geral, atraem às produções artísticas. Mostrar o papel da cidade e do indivíduo dentro da sociedade tornou-se forte argumento para a introdução desse contexto cultural no cenário urbano das grandes metrópoles.

Os muros, prédios e fachadas das cidades têm servido de espaço para diversas formas de intervenções artísticas, que além de proporcionarem uma estética moderna e criativa para o cotidiano da população, fazem da paisagem urbana um verdadeiro mural de críticas sociais, econômicas e políticas.

A arte urbana, ou Street Art, termo em inglês, tem se expandido como forma de olhar o mundo e explicitá-lo através de técnicas e conceitos. A sua informação, muitas vezes, é invisível aos olhos de algumas pessoas, mas por outro lado, desperta uma sensibilidade cultural em boa parte da população. De alguma forma, essas obras espalhadas nas ruas, influenciam no ver, ouvir e sentir, o que desperta outros modos de concepção.

O artista carioca, Thiago Viana de Azevedo Nogueira, mais conhecido como Thipan, é natural de Niteroi e mora atualmente em Curitiba. Desde 2011 trabalha com desenho, pintura, stencil e grafite. Seu primeiro contato com a arte foi na infância, desenhando personagens e criando esculturas com argila na escola. Na faculdade teve contato com projetos de criação e ilustração digital, além de aulas de filosofia e sociologia, que surgiram como fonte de inspiração para seus trabalhos. “De lá pra cá, em num determinado momento, senti necessidade de sair do estúdio para começar a pintar murais na rua. Foi ai que tomei gosto pela coisa e me sinto feliz realizando essa missão”, conta.

tumblr_inline_mn3gop5MVO1rhzjg5.jpg Live Painting Mural 5x10m, Galpão Thá Cultural, Brasil, Curitiba, PR, 2013.

Além de criar telas, estampas para tecido, murais de arte nas ruas, em ambientes residenciais e comerciais, é conhecido na street art por seus murais geométricos multicoloridos em movimento e personagens “galácticos do amor”. Thipan considera a arte um universo muito amplo. “São muitas as frentes para a expressão do ser e formas de perceber e traduzir o mundo. Defendo a arte não só como forma de criticar problemas para trazer o despertar da consciência sobre um determinado assunto, mas como ferramenta para apresentar soluções e novas ideias para uma vida melhor. Trabalho para humanizar áreas degradadas e sem vida nos cenários urbanos, trazendo mensagens de cura que surgem através do amor”.

tumblr_inline_mty3jfmVZd1rhzjg5-horz-3.jpg Graffiti Mural 2,5 x 4,5m, Personagem Galáctico Geométrico, Niterói, RJ 2013.

Ao pararmos para analisar a criatividade humana, estamos nos permitindo a compreender ou não os fatores que influenciam o surgimento de tais processos criativos. Basicamente, definimos o conceito através dos comportamentos do sujeito ou grupo social que está ligado à expressão artística e à inovação tecnológica. Ao contemplar um trabalho artístico, encontramos fundamentos e explicações mais detalhadas para as definições, critérios e mecanismos associados à ele. E então, podemos decifrar sua informação ou até mesmo dar um significado que, não se faz apenas pelo artista. “Entendo criatividade como forma e linguagem para expressar a inteligência racional e emocional do ser. Para que haja criatividade é preciso liberdade para experimentar, criar, errar, acertar. Cada um carrega em si o poder da criatividade e encontra os caminhos mais adequados e agradáveis para externalizar ao mundo. Seja através de uma pintura, de uma poesia, da música ou de em uma ideia inovadora para solucionar um problema vivido pela sociedade”, explica Thipan.

tumblr_inline_mw8l9jRLZK1rhzjg5.jpg Graffiti Mural, 1,80x5m, Nave Galáctica, Búzios, RJ 2013.

Muitos consideram a Arte como um patrimônio cultural da humanidade, e todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber. Introduzi-la no cotidiano urbano e educacional, é proporcionar o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que dão sentido à experiência humana: o indivíduo desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e por outros. Para Thipan a arte mexe com as emoções. “Com paredes pintadas, as pessoas percebem o cenário urbano com outros olhos e se orgulham de viver numa cidade bonita e bem cuidada. Em muitas vezes que sai para pintar na rua, pessoas de todas as idades celebram o acontecimento, passam pelo mural e agradecem, dizem da seguinte maneira: "é disso que estamos precisando" ou "isso é arte". Observo essas experiências e me dou conta do simples poder das cores e formas que trazem alegria para a vida das pessoas”.

tumblr_inline_mpcd3vMjKJ1rhzjg5.jpg Graffiti Mural 3x4m, São Francisco, Histórias e Memorias de Curitiba, PR, 2013. Fazemos parte de uma sociedade que interage, troca, compartilha e que se relaciona com diferentes culturas ao mesmo tempo. Assim construímos uma história, criamos hábitos, costumes, manifestações, expressões, sentimentos e outros. E é, justamente, nessa troca de informações que construímos nossa bagagem cultural. E a arte, por sua vez, também é um método de diálogo e de trocas. Portanto, referir-se as ruas como grandes galerias a céu aberto, é reconhecer o seu papel nesse processo de aprendizagem do indivíduo. Pois é nela que as coisas acontecem. “A maioria das grandes cidades do Brasil, aos poucos surge um novo entendimento a respeito das intervenções de arte nas ruas e do beneficio das mesmas para revitalizar áreas degradadas, por exemplo. Humanizar cenários e trabalhar aspectos sociais, é um dos propósitos da arte de rua engajada por mudanças positivas”, explica o artista.

tumblr_inline_mw8a0mhlle1rhzjg5.jpg Graffiti Mural, 2x13m, Projeto para o Albergue Rioow, Lagoa, RJ 2013.

Percebe-se que a arte vem se desenvolvendo, diversificando, incorporando novas técnicas e reconfigurando a cidade no seu aspecto urbano com significados e atribuições num jogo infinito de composições combinadas com intervenções gráficas, de cores intensas e gestos precisos, que marcam a originalidade do estilo de cada artista que contribui para o fortalecimento cultural e artístico urbano. É hora de dar espaço a criatividade humana e, mais que isso, entendê-la.

tumblr_mpzi1g8Lfn1s82g7ko1_1280.png

“Arte é sensibilidade poética livre para perceber o mundo e traduzi-lo através das diversas técnicas e meios disponíveis”, finaliza Thipan.

Saiba mais sobre o artista: thipan.com


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 6/s/artes e ideias// @destaque, @obvious //Bruna Kurth