Exactitudes
Em 1994, em Roterdã, Ari Versluis e Ellie Uyttenbroek deram início a um projeto fotográfico que aproxima a arte da sociologia visual, apresentando resultados interessantíssimos.
Sob o título de “Exactitudes” o trabalho da dupla é formado por fotografias de indivíduos comuns, de diferentes cidades, integrantes de determinados grupos sociais.
Garotas do 7º distrito de Paris (2008) x Jovens Ativistas (Roterdã 1997)
Mais do que um registro fotográfico meramente estético, a série tem o mérito de identificar os códigos culturais presentes nesses grupos, revelados a partir das roupas e acessórios de seus membros.
Assim, atendendo a classificações estabelecidas pelos próprios autores, “skatistas”, “geeks” “jovens executivos”, “ativistas”, “donas de casa”, “cappuccio girls” revelam as transformações identitárias ocorridas nos últimos 20 anos e trazem à tona questões ligadas à padronização estética e à homogeneização dos comportamentos.
Geeks (Londres 2008) x Donna Decaffeinata (Milão 2011)
Ao mesmo tempo, o próprio ato de classificar os indivíduos como membros de um grupo é colocado em questão pela série – ainda que, segundo Ari Versluis e Ellie Uyttenbroek, uma parcela significativa dos participantes revele-se espontaneamente satisfeita com sua categorização.
Já sobre o método da produção fotográfica, os autores ressaltam que todas as pessoas que participam de “Exactitudes” foram encontradas nas ruas, cafés, praias e bares das cidades, convidadas para serem fotografadas do jeito que estavam, adotando uma pose sugerida por eles, mas sem qualquer alteração em suas roupas e objetos:
Veggies (Zürich 2012) x Gayos - (Roterdã 2008)
Família Holandesa (Roterdã 2008) x Toque Francês (Bordeaux 2006)
Para conferir outras imagens da série e ouvir as descrições sobre as categorizações, acesse: http://www.exactitudes.com