li finalmente

Eu, fingindo que sei criticar literatura

Lucas Coppio

Aspirante a escritor, leitor desleixado e desenhista frustrado. Apresentador do Vlog Li Finalmente, membro da "Tropa Lanterna Verde" e namorado grudento nas horas vagas.

O Cidadão Virtual

Como a internet tem agido como uma ferramenta de cidadania, muito mais que uma mera ferramenta de comunicação e compartilhamento de informação.


Não é de hoje que vemos pedidos de ajuda no facebook, páginas de internet pedindo doações para parentes com câncer, correntes de email pedindo ajuda para encontrar uma pessoa desaparecida. Mas só a pouco tempo "eu" comecei a ver isso como um ato de cidadania, e não como simples spam.

Driftor.png

Esse rapaz é um vlogger que faz vídeos sobre jogos de guerra (http://www.youtube.com/Drift0r BF3 e COD MW3), hoje um pouco mais cedo (10h) ele postou um vídeo dizendo que a mãe dele estava perdida na cidade de Dallas, a mais de um dia sem dinheiro, comida ou água, ele pediu para que quem quer que morasse na cidade e tivesse meios que levasse água para ela e tivesse paciência pois ela poderia estar delirando ou coisa parecida (ela acabara de sair de um hospital psiquiátrico), em menos de duas horas um dos inscritos no canal dele foi às ruas, a encontrou, alimentou e a alojou num quarto de hotel.

Mas isso é só um exemplo, algo realmente recente (porra, foi agora a pouco). Não tão recente temos o Oziel, temos também casos de pessoas desaparecidas que são encontradas graças a campanhas no facebook, animais encontrados frequentemente assim também.

Alias, o caso Oziel eu segui de perto, desde os primeiros dias da campanha online, começou quando um vlogger pediu para que os criadores de conteúdo do youtube se unissem para fazer o caso de Oziel ter espaço no youtube, para que mais e mais pessoas se conscientizassem do caso dele. O grupo de criadores Tropa Lanterna Verde acabou por tomar a luta do garoto como sua própria luta e por fim, depois de colocarem jornalistas investigadores para averiguar a veracidade do caso o Felipe Buarque praticamente adotou o Oziel, trabalhou gratuitamente desenvolvendo site, entrando em contato com a mídia corporativa, e foi ele quem fez a negociação com o Rotary Club e com o Felipe Neto, quem calculou quanto dinheiro exatamente Oziel precisaria gastar, considerando desde passes de ônibus, ligações de telefone até medicação, internação e prótese. Depois que o Felipe Neto fez o vídeo (em que o próprio Felipe Buarque dá uma breve aparição e explicação do caso) levou 38 horas para que a meta de mais de 100 mil reais em doações fosse atingida. Eu tive minha pequena parte nessa campanha, material publicitário para rádio, edição de vídeos e textos, uma menção no fim de um vídeo, nada demais, mas era o que eu podia oferecer, ajudei e junto com outros membros da Tropa Lanterna Verde eu aconselhei sobre que atitudes deveríamos ou não tomar, discuti com o Felipe mais de uma vez e sempre estava lá, querendo saber o que aconteceria em seguida.

Felipe Neto.png

A internet se tornou uma ferramenta poderosa para passar informação e expandir cultura e conhecimento, mas tenho visto nos últimos anos que ela é muito mais que isso, ela tem se tornado uma ferramenta de cidadania, algo que mais do que nunca une comunidades não só localmente mas mundialmente, tenho amigos em diversos países que converso diariamente, amigos espalhados por todo o Brasil, na primeira vez que encontrei todos eles numa mesa de bar, ao vivo eu não me senti como quem estava pela primeira vez perto conhecendo alguém, eu me sentia como se aquela fosse apenas mais uma tarde de sexta feira numa mesa de bar com tão velhos e bons amigos.

Definitivamente a ONU fez bem ao declarar que o acesso à internet é um direito humano.


Lucas Coppio

Aspirante a escritor, leitor desleixado e desenhista frustrado. Apresentador do Vlog Li Finalmente, membro da "Tropa Lanterna Verde" e namorado grudento nas horas vagas..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/geral// @destaque, @obvious //Lucas Coppio