li finalmente

Eu, fingindo que sei criticar literatura

Lucas Coppio

Aspirante a escritor, leitor desleixado e desenhista frustrado. Apresentador do Vlog Li Finalmente, membro da "Tropa Lanterna Verde" e namorado grudento nas horas vagas.

A ambição de Shelley

Rápida análise do monstro de Frankestein


Victor Frankenstein tinha uma grande ambição em sua vida, ambição que o consumiu. Quando ele percebeu o resultado de seu trabalho ele se envergonhou, se desesperou e adoeceu. Nos dois anos que se passaram ele imaginou que sua criatura era uma maldição por seus atos, imaginação que se mostrou verdadeira mais tarde. O Capitão Robert Walton tem suas próprias ambições, mas cada vez que ele abre mão delas ele é de algum modo recompensado.

karloff-frankenstein.jpg A ambição do monstro é também mostrada como algo com consequencias ruins. Quando ele quer tornar a vida de Frankestein miserável, sua própria vida se torna miserável. Talvez Shelley, a escritora, está tentando passar que as ambições humanas podem nos levar a fazer coisas monstruosas, e que coisas ruins sempre acontecem quando poder e desejo estão unidos. Bons exemplos de recompensas para a ambição não existem nesse livro. O testemunho do monstro de como é doentia e miserável sua vida durante o tempo em que ele destruia a vida de Frankenstein é tocante, mas ainda sim, mostra uma face do monstro que não é fácil de aceitar, um monstro hipócrita, que ama seu criador, mas por ser infeliz, não suporta que os outro sejam felizes. A dor do monstro e sua necessidade em tornar o protagonista o mais miserável possível, matando todos os amigos e parentes mais queridos de Victor parecem intermináveis. A criatura tenta argumentar com seu criador mas é incapaz de ser razoável, e seu criador também demonstra ser impassível, mesmo sendo ele o culpado pela criação do monstro ele não aceita sua existencia ou mesmo o fato dele ter necessidades e ser dependente dele. Sendo a existencia do monstro uma enorme ferida em seu orgulho. O monstro tratado no livro não é aquele que habita dentro de nós.


Lucas Coppio

Aspirante a escritor, leitor desleixado e desenhista frustrado. Apresentador do Vlog Li Finalmente, membro da "Tropa Lanterna Verde" e namorado grudento nas horas vagas..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/Literatura// //Lucas Coppio