lígia boareto

Tipo assim

Lígia Mendes Boareto

Encontrou seu Caminho fazendo Erasmus em Santiago de Compostela, mas acha que o esqueceu lá. Mestre em Linguística. Doutora na arte de procrastinar.

Francisco, um instrumento de paz

Às vésperas da festa litúrgica de São Francisco de Assis, Papa Francisco condena a perseguição às minorias e reflete: “nenhuma causa, e certamente nenhuma religião, pode justificar essas atrocidades”.


Com pouco mais de um ano de pontificado, Papa Francisco vem surpreendendo os fiéis e suscitando esperanças de renovação na igreja católica. Mas se engana quem pensa que essas renovações são apenas na cúria, ou em questões teológicas e sociais. A própria escolha de Jorge Mario Bergoglio, 77, já sinaliza um período de transformações nos âmbitos mais profundos do catolicismo.

Natural da Argentina, ele é o primeiro pontífice não europeu dos últimos 1200 anos e é o primeiro Papa nascido no continente americano. Eleito a personalidade do ano de 2013 pela revista Times, o “Papa do fim do Mundo” é, também, o único Papa jesuíta da história.

O sumo pontífice, que abriu mão de certos rituais e símbolos de poder, defende que bispos e padres devem sair de suas fortalezas e se aproximar do povo. A comunhão com os pobres e a abertura das portas da igreja para qualquer um que queira entrar (independente de religião, cor e opção sexual) são lemas pregados por aquele que já é considerado o “Papa do povo”.

Se fora de igreja ele se apresenta como agregador e conciliador, internamente, contudo, Francisco é extremamente rigoroso e prega a “tolerância zero” a casos de pedofilia, muitas vezes ignorados por seu antecessor, Bento XVI. Logo no início do Papado, por exemplo, o sumo pontífice nomeou uma comissão para investigar escândalos de corrupção e lavagem de dinheiro no Banco do Vaticano.

Muito mais do que um representante da igreja católica, Papa Francisco é defensor da vida, do amor, da esperança, da união... é um instrumento de paz!


Lígia Mendes Boareto

Encontrou seu Caminho fazendo Erasmus em Santiago de Compostela, mas acha que o esqueceu lá. Mestre em Linguística. Doutora na arte de procrastinar..
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/recortes// //Lígia Mendes Boareto