Cidades
Por amor às cidades!
O reconhecido medievalista Jacques Le Goff (1988), em diálogos com Jean Lebrun, experimenta um exercício analógico − plataforma para demonstração de sua grande erudição − nada usual: a cidade medieval como paráfrase à cidade contemporânea. Cidade medieval através do qual intui o futuro da cidade, agora já lançado ao passado, na ressignificação metafórica de seus componentes estruturais históricos.
A cidade está lá fora. A cidade está aqui dentro.
Conheço-a como a palma da mão. E o que sei da cidade é que muda, continuamente, contingentemente. Mesmo que, a cada dia, pareça igual aos olhos mais preguiçosos, nunca caminhamos duas vezes pela mesma cidade: como a correnteza de um rio, os fluxos da cidade descobrem rumos entre a calma e o caos.
Talvez a mais complexa invenção humana, a cidade é o continente genético da criatividade e do conhecimento, das tecnologias, dos comportamentos, dos valores e das contradições da experiência humana.
Há, pois, um necessário devir implicado ao olhar do observador das cidades. Olhar que se traduz em perguntas. O que a cidade ensina? Quanto vale, quanto custa, viver na cidade?
Há uma vagarosa curiosidade que − como disse Paulo Freire quanto aos saberes pedagógicos essenciais − deve se tornar, ao passo da observação e da aprendizagem, mais e mais epistemológica. O futuro do futuro das cidades está na decifração deste vir-a-ser através dos olhos mais curiosos, capazes de explorar as contingências implicadas nas sucessivas ordens que os planejadores e arquitetos de todas as ideologias deixaram de perceber.
Ilustrações:
1. Fotografia: Gustavo Garcia Andrade; composição digital: Leandro Andrade ©2013 2. Fotografia: Júlia Ribes; composição digital: Leandro Andrade ©2013 3. Fotografia e composição digital: Leandro Andrade ©2013 4. Fotografia: Júlia Ribes; composição digital: Leandro Andrade ©2013 5. Fotografia e composição digital: Leandro Andrade ©2013 6. Fotografia: Júlia Ribes; composição digital: Leandro Andrade ©2013 7. Fotografia: Gustavo Garcia Andrade; composição digital: Leandro Andrade ©2013
Algumas das imagens incluídas foram publicadas originalmente em http://www.rrcstudio.com/studiomagazine_studio04
Obra citada:
LE GOFF, J. (1988). Por amor às cidades: conversações co Jean Lebrun. São Paulo: Fundação Editora UNESP.