lovely binary

.o mundo numa concha binária.

Lau Franco

Transitando elegantemente entre o paraíso analógico e o inferno digital. O resto é impublicável.

Ukiyo-E: a arte flutuante e os videogames

Monstros, fantasmas, guerreiros e videogame. Como uma técnica tradicional de arte japonesa cede seus traços para a cultura nerd e transforma Mario Kart, Castlevania, Zelda e Pokemón em arte.


DSC01430.jpg

As xilogravuras do estilo Ukiyo-e (浮世 絵), que significa literalmente "retratos do mundo flutuante", surgiram no Japão em 1600 numa época em que o poder político e militar estava nas mãos dos shoguns, e o país estava praticamente isolado do resto do mundo. Seus traços estão ligados à pintura de paisagens naturais com elementos urbanos, muito utilizados para a divulgação de restaurantes, casas de chá e teatro no Japão.

Com esta referência e a paixão natural pela arte e cultura japoneses, os americanos Jed Henry e Dave Bull lançaram a série Ukiyo-e Heroes de xilogravuras com personagens de videogame, conseguindo US$ 300,000 no Kickstarter para o projeto.

O resultado ficou impressionante. link.jpg Se você não olhar atentamente, mal percebe na imagem acima que Link, personagem do jogo Zelda, está tentando matar um dragão...

rickshaw_mario.jpg ...ou que o samurai enfurecido é o bombeiro Mário num rikshaw puxado por Toad, lutando contra um koppa trooper.

Para os idealizadores, a herança cultural criativa do Japão se revela tanto na indústria de videogames quanto nas referências artisticas tradicionais, e ambos representam um pouco das lendas medievais japonesas. O que eles fizeram foi mesclar as referências pops em traços clássicos da xilogravura Ukiyo-e. 94474b90b35c9121a23a43efce73b72c_large.jpeg Dave Bull e Jed Henry, idealizadores do projeto Ukiyo-e Heroes

Aliás, a formação de qualquer jovem ocidental - nerd ou não - tem por caminho inevitável as influências culturais do Japão, isso fica bem característico na vida dos autores do projeto e dos fãs que os apoiam. Henry e Bull também acreditam que estão fazendo algo significativo pela comunidade de xilogravura japonesa, ao empregar aprendizes e mestres, conferindo apelo moderno e mantendo as tradições ao mesmo tempo de uma forma de arte que já foi bastante popular e hoje está esquecida.

woodblock-video-games.jpg


Lau Franco

Transitando elegantemente entre o paraíso analógico e o inferno digital. O resto é impublicável. .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/artes e ideias// @destaque, @obvious //Lau Franco