luciana chardelli

As coisas mais importantes são banais.

Luciana Chardelli

Apaixonada por duas xícaras de café nublado em dias fortes.

Achados & Perdidos

Mas as coisas findas
 muito mais que lindas,
essas ficarão.
- Carlos Drummond de Andrade -


6a0112796897f028a40148c71b6da0970c.jpg

Quando perdemos aquilo que nos é caro aprendemos a consentir em não ser tudo. Perder é também retirar e retirar-se. Retiramos expectativas, sonhos, planos, desejos. Retiramos presenças e olhares.

Viver é também a arte de retirar-se, é experimentar singularidades absolutas. É preciso querer e saber não ser tudo, aceitar a impermanência das coisas. Nem Deus aspirou ser tudo, contrário fosse só haveria Deus. Deus também se esgota em si, esvazia-se de sua onipotência, cede para que existam outras coisas. Deus permite sua ausência para que se torne presente. Na ausência sentimos a presença do silêncio e aprendemos a reconhecer o barulho. Até aquilo que permanece sobrevém mudando, e é também aí que mora o perder.

Perdemos invariavelmente e perder, por vezes, dói. Mas perder é a possibilidade de deixar vir. Perdemos a infância e ganhamos a juventude, perdemos amores e ganhamos lembranças; esquecemos lembranças e ganhamos o novo que também algum dia se tornará lembrança.

Só quem experimenta o perder pode também conhecer a possibilidade de ganhar; e por mais impossível que nos pareça, a cada perda encontramos um pouco mais de nós mesmos, porque há sentimentos que só podem ser medidos na impossibilidade de se cumprirem, e assim conhecemos um pouco mais de nós, daquilo que conseguimos ser e superar.

Perder pode ser extremamente doloroso, mas contém a chave para ganhos impensáveis; aprendemos o valor do tempo e a medida do silêncio. Quando perdemos aceitamos a recusa, visitamos as palavras não ditas, tocamos os gestos não tocados, conhecemos o convite negado.

Quando perdemos aprendemos que esperdícios gratuitos são perdas sem ganho. Quando perdemos ganhamos um eu desconhecido pronto para recomeçar.


Luciana Chardelli

Apaixonada por duas xícaras de café nublado em dias fortes..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/recortes// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Luciana Chardelli