luciana chardelli

As coisas mais importantes são banais.

Luciana Chardelli

Apaixonada por duas xícaras de café nublado em dias fortes.

Controle Remoto do tempo

E de repente das horas se fizeram os dias, e dos dias nasceram os meses, e dos meses surgiram os anos, e só aconteceu o que tinha que acontecer.


309976_521108984620324_1965619433_n.jpg Ilustração: Calvin Chardelli

Aprendi a respeitar o tempo quando pretendendo ser sua senhora precisei esperar para que as coisas cumprissem seu andamento, e assim sem poder dar ordens pus-me a observar meu orgulhoso controle invalidado, minha prepotência amassada sobre as confidências silenciosas da vida.

Por esta razão é que gostaria de escrever um pouco sobre a ilusão do controle, mas até isso seria uma ilusão, a ilusão de que compreendo e controlo minhas ilusões.

Achamos que controlamos tudo, mas não, o controle implica separação: o controlador e seu objeto, e deste modo tudo se afasta e a ansiedade exaure o que está por vir; tentamos controlar o futuro com as referências do passado.

Não conseguimos viver o tempo presente, observe quantas vezes conseguimos desfrutar de um encontro por inteiro sem buscar em nossos celulares notícias outras ou quantas vezes conseguimos aceitar sem especulações que determinado fato é feito e só nos cabe o saber pretérito, perfeito e imperfeito.

Foi em uma manhã nascida independentemente de minha vida que pude perceber que o canto dos pássaros é autônomo ao meu desejo; que a mais perfeita aplicação de toxina botulínica não apagará o tempo real; que adiantar o relógio não adiantará o tempo.

Foi em uma manhã nascida independentemente de minha vida que pude perceber que viver é deixar chegar e também deixar ir.


Luciana Chardelli

Apaixonada por duas xícaras de café nublado em dias fortes..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// //Luciana Chardelli