luciana chardelli

As coisas mais importantes são banais.

Luciana Chardelli

Apaixonada por duas xícaras de café nublado em dias fortes.

Segundo olhar

Nada é absoluto


546d69b61074398ceb8d77dc27839c7db1ebfbb9_m.jpg Imagem:ffffound

Esta semana me perguntaram se acredito em segunda chance. Foi para mim uma pergunta difícil de responder. Não tenho certeza das certezas que carregamos. Nossas certezas se modificam a cada tombo, a cada ocasião. Respondi, então, que para mim não se trata de ter ou dar uma segunda chance mas, sim, a belíssima oportunidade de exercitar um segundo olhar.

A verdade é que sempre haverá um momento na vida em que teremos a chance de olhar novamente para fatos, amores, amizades e despedidas. Todo passado é eternamente voraz, porque o que foi não pode mais deixar de ser.

O filósofo Descartes compreendia que nem mesmo Deus poderia desfazer o que já houve. Fatos não passam, mas tornam-se passado. Talvez por isso me pareça que a dita segunda chance é uma tentativa de acordar fatos. Se pensarmos que estamos vivendo uma segunda chance, secretamente, somos acometidos pela cobrança de fazer dar certo acontecimentos passados.

Porém, o passado não pode agir, e o que se move são seus vestígios. Assim, melhor seria ter um segundo olhar, uma outra compreensão, sem cobranças. Pensar que talvez as estrelas que observamos não seja uma luz passada à milhares de anos, mas sim a luz que chega neste instante.

A segunda chance para um amor passado é requentar histórias; o segundo olhar para um amor já vivido é redescobrir formas e gestos. A segunda chance para uma amizade distanciada é cobrança de acertos; o segundo olhar para esta mesma amizade é o reconhecer de sua humanidade, falhas e êxitos.

A segunda chance me parece vir carregada de procuras. Procuramos no outro, ainda que sem perceber, sinais do passado: erros e triunfos. O segundo olhar nasce despido de esperas e vestido de possibilidades.

Quando esperamos, cobramos. Quando acreditamos em possibilidades, dilatamos nosso sentir. Cada tempo tem a clareza que merece. .


Luciana Chardelli

Apaixonada por duas xícaras de café nublado em dias fortes..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @destaque, @obvious //Luciana Chardelli