luciana chardelli

As coisas mais importantes são banais.

Luciana Chardelli

Apaixonada por duas xícaras de café nublado em dias fortes.

É o fim

Lugar sem comportamento é o coração.
( Manoel de Barros)


Art of the day_m.jpg Imagem: Art of the day

Estavam acostumados a fazer tudo juntos. Ela conhecia de cor seus silêncios, ele já havia decorado seus barulhos. A nudez de cada um era o cobertor de ambos. Esqueceram-se até de que senhas devem ser secretas.

Mas a vida é um corredor de supermercados, ora alecrim, ora café amargo. E pelo corredor ficam as marcas das cores vistas, testemunhas do acaso, e a lembrança - ou terá sido um sonho?- do cuidado de mãos tão conhecidas a retirar os óculos dos olhos adormecidos, e no fim tudo dói. Os segredos seriam bons, não tivessem se transformado em ausência.

Parece impossível saber o que faz algo acontecer. É assim com todo mundo, ao menos uma vez.

Quando o amor acaba a morte parece súbita, até inauguração de supermercado parece vir cheia de lembranças e alfinetadas. Fica difícil dobrar a esquina e percorrer os mesmos caminhos. Melhor pegar o carro e comprar cigarros no posto de gasolina do que entrar na cafeteria ao lado de casa, ser bombardeado por lembranças e chorar copiosamente no balcão. Compras de supermercado? Delivery também serve para aplacar lembranças.

E ainda tem que se enfrentar a saudade inventada: aquilo que não foi, mas poderia ter sido. Tudo vira farpa quando um amor acaba, da omeleteira à xícara de café, tudo tem cheiro do que deixou de ser.

Mas a verdade é que nada é repentino, tudo é um processo; entretanto temos o péssimo habito da desatenção, é difícil ver com delicadeza. Nos acostumamos a ver o inteiro e esquecemos de que todo o inteiro tem detalhes e metades. Se conseguíssemos olhar com delicadeza até o que nos é mais indelicado, talvez fosse possível separações menos dolorosas. Talvez fosse possível separar com o mesmo carinho que fez unir e o fim fosse apenas um recomeço variante. Talvez. Talvez.


Luciana Chardelli

Apaixonada por duas xícaras de café nublado em dias fortes..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/recortes// @destaque, @obvious //Luciana Chardelli