luciana chardelli

As coisas mais importantes são banais.

Luciana Chardelli

Apaixonada por duas xícaras de café nublado em dias fortes.

Trinta Anos. Um conto

Na minha memória - tão congestionada - e no meu coração - tão cheio de marcas e poços - você ocupa um dos lugares mais bonitos.

Caio Fernando Abreu


Favim.com-35521.jpg

Imagem: ffffound

Passaram muitos anos desde a última vez que nos falamos, eu ainda era jovem e não consegui dizer o que hoje os caminhos percorridos me permitem. Ao desligar o telefone sua voz sempre tão conhecida ecoou no meu dia. Você me disse: sinto muito. Não é viável. Foi um sinto muito tão sentido que quase me comovi, mas o seu sentir resolveu quase nada. Eu também sentia muito, mas também é possível que o meu sentir de nada tenha valido. Em biologia, viável é tudo o que é capaz de crescer, germinar.

O que importou desta despedida só foi reconhecível muitos anos depois. Na época de nossa despedida ainda colocava-se o telefone no gancho, e foi assim que nossas alamedas se deslocaram: colocando o telefone no gancho. Aquele som oco que os telefones antigos faziam ao serem desligados por muitos anos ritmou meu coração, e com ele a velha frase dura com a qual você encerrava as discussões: Não é viável. Eu a tomei como um mantra.

Há trinta anos, quando você me conheceu, cabiam em mim todas as vontades, mas em nossa despedida, confesso, já não me era possível saber quais vontades eram minhas. Aos vinte anos tudo é viável; aos trinta algumas coisas já não são possíveis; aos quarenta não queremos que algumas coisas sejam possíveis; aos cinquenta entendemos que a viabilidade é relativa. Penso que deveríamos ter dito tudo o que ficou por dizer, não para mudar fatos, mas porque é preciso que as histórias sejam completas.

Passaram muitos anos desde a última vez que nos falamos, eu ainda era jovem e não consegui dizer o que hoje os caminhos percorridos me permitem. Outro dia te vi passar apressado. Eu já não sou jovem. Você não pôde me ver. Não nos falamos. Desejei chamar seu nome de uma forma que não fosse grito nem lamento, apenas para lhe dizer que tudo foi viável.


Luciana Chardelli

Apaixonada por duas xícaras de café nublado em dias fortes..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// //Luciana Chardelli