luciana chardelli

As coisas mais importantes são banais.

Luciana Chardelli

Apaixonada por duas xícaras de café nublado em dias fortes.

A carta

A verdadeira liberdade é um ato puramente interior, como a verdadeira solidão: devemos aprender a sentir-nos livres até num cárcere, e a estar sozinhos até no meio da multidão.

- Massimo Bontempelli-


tumblr_static_tumblr_static__640.jpg Imagem: secure.static.tumblr.com

Querido,

Escrevo porque me sinto só, não que isso nunca tenha me ocorrido antes, mas agora é diferente, trata-se de um estado de espírito em que deixo de possuir antes mesmo de querer ter.

Primeiro pensei em telefonar de forma que minha garganta pudesse despejar esta sensação de vazio, mas como disse antes, trata-se de um estado de espírito em que o querer afasta-se de mim antes mesmo de chegar. Treinei em voz alta o nosso adeus, e pareceu-me tão inconveniente que antes mesmo de concluir emendei em um samba, um sambinha de uma nota só, saiu como canto de pássaro em gaiola: não importa quantas vezes cante, há muito lhe arrancaram o amplo.

Penso que em toda a vida nenhum casal seria mais feliz do que eu e você, mas para isso seria preciso dois, e há tempos não sou inteira. Mas perceba, também não sou metade. É um conflito difícil de compreender, estando tão presente em todos os atos, cheiros e gosto, sumi. Você seria capaz de entender tal contradição?

Talvez eu possa te explicar, não sei se será suficiente, mas tentarei. De tão inteira comecei a perceber sua ausência; percebi também o contar das horas e a mancha que surge na fruta esquecida. Consegui ouvir todos os sons que preenchiam a casa, nenhum tinha a sua voz, seu sussurro ou sua respiração. Causou-me estranheza o que me ocorreu, pois após um sentimento de idiotia tive uma sensação que já havia experimentado antes quando tirei meu primeiro dez na escola, eu ainda era menina e fiquei orgulhosa, dez em interpretação de texto, e não eram textos fáceis. Foi este sentimento que me fez sentir que já não estava inteira. Uma coisa estranha, me fiz tão presente que sumi de nós.

Então neste momento escrevo-lhe e esvazio o vazio: deixe na mesa a chave; ao sair mantenha o silêncio e apenas bata a porta.


Luciana Chardelli

Apaixonada por duas xícaras de café nublado em dias fortes..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/recortes// //Luciana Chardelli