A Coréia parece ser um instigante berço de escultores, o talentoso Choi Xooang é um bom exemplo, mas também há um outro coreano que é digno de nossa atenção, para isso precisamos ultrapassar a primeira impressão de que seu trabalho é feito com pneus, e com um olhar mais demorado compreender a maneira inusitada que Yong escolheu este material para produzir suas obras.
A ideia partiu das lembranças de infância quando a família ainda tinha um jeep modelo wrangler, de pneus robustos, que servia entre outras coisas para visitar sua avó, em uma grande montanha, lá ela criava gado e outros animais em meio a uma floresta, detalhes do passado que se unirão a sua responsabilidade ecológica de sempre, e que se entrelaçam com borracha e parafusos a fim de produzir esculturas com uma fúria crítica contra a intervenção do homem na natureza.
As esculturas de Yong Ho Ji na sua maioria intituladas de “mutantes”, estão à beira de se tornarem realidade, mais do que isso, com os olhos lacrimejados elas nos clamam por uma revolução, que defenda a identidade original de todos os seres vivos naturais, que por conta do homem um dia possam desaparecer.
O escultor soube estudar bem a anatomia dos animais, seus pneus cortados remetem a músculos, formando criaturas surpreendentes, exalando cheiro industrializado elas buscam também aqueles que desafiam as florestas, é uma tentativa que Yong faz para remontar os cenários onde habitualmente cresceu, e que certamente já sofreram inúmeras transformações sem compromisso algum com o natural.
Comentários
Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor deste site sobre as matérias em questão.
Paula Borges
Arte a favor da reciclagem! Esculturas impressionantes e um belo texto!
P.E.Atreides
Magnífico.
Deixe o seu comentário
O e-mail é obrigatório mas não será mostrado no site ou cedido a terceiros. Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos não serão publicados.