manifesto das artes

Sejam bem-vindos a um universo não tão óbvio!

Jeferson Corrêa

Jeferson Corrêa é escritor, autor do livro "Além do que os olhos podem ver". É também organizador de eventos, blogueiro e apaixonado por todas as formas de artes.


Contato:

[email protected]

A teoria das personagens de tapa-olho

Você provavelmente já se interessou por alguma personagem com o tapa-olho. A explicação de uso do item é menos óbvia do que parece.


tapa.jpg

Não importa a mídia em que apareçam: livros, filmes, séries, mangás/animes, Hqs, jogos de videogames ou novelas, personagens com tapa- olho ( eye patche) geralmente são memoráveis e chamam a atenção com um único item sobre seu rosto. A causa de usarem tapa-olho pode estar dentro do enredo, ser meramente estético, desconhecido ao público ou a óbvia perda de um olho por alguma razão. Tal fato é que o tapa olho nas obras é associado a personagens poderosas, misteriosas, intrigantes, mesmo que a personagem não seja, o estigma do tapa-olho estará com ela. Geralmente as que usam, passam a impressão de serem imponentes por algum motivo. Tem a expressão de maturidade, individualidade e muitas vezes associado a vilania. Algo que tornou-se corriqueiro na Cultura Pop. Chegando até a ser um clichê.

Dizem que tudo começou com os piratas.

capitão.jpg Capitão - Bob Esponja

A maioria das pessoas sempre acreditou que a razão de um pirata usar um tapa-olho era pela a falta de um olho ou qualquer outro tipo de problema que o impedisse de enxergar normalmente, correto? Errado. De acordo com o site Mental Floss ( em inglês) http://mentalfloss.com/article/52493/why-did-pirates-wear-eye-patches o principal motivo pelo qual os piratas recorriam ao acessório era para melhorar a visão, principalmente na mudança entre a parte de dentro e de fora do navio.

Jim Sheedy, médico especialista em visão e diretor do Instituto de Desempenho Visual da Pacific University, em Oregon, nos Estados Unidos, explicou para o Wall Street Journal que nossos olhos se adaptam rapidamente quando ocorre a transição de um ambiente escuro para um lugar claro. Porém, o processo contrário pode levar até 25 minutos, já que os olhos precisam regenerar os fotopigmentos.

E como os piratas estavam constantemente se movimentando no navio e alternando entre o lado de fora – com a luz direta do sol – e o lado de dentro – que era quase uma escuridão completa –, o tapa-olho servia para manter um dos olhos sempre adaptado aos ambientes escuros. Quando um pirata precisava ir para a parte de dentro do navio, bastava trocar o lado do tapa-olho e ele poderia enxergar com muito mais facilidade. Apesar de não ter sobrado nenhum pirata para nos contar se esse era o real propósito dos tapa-olhos, é fato que a adaptação de um dos olhos à escuridão é um processo que funciona. Mesmo faltando fontes históricas, a edição especial de piratas do programa MythBusters considerou essa explicação plausível.

Além disso, pelo menos um manual para pilotos militares aponta que “mesmo que a claridade possa bater em um dos olhos, o outro manterá sua adaptação à escuridão se estiver protegido da luz. Essa informação é útil porque o piloto pode preservar a adaptação à escuridão em um dos olhos simplesmente fechando-o”.

Para reforçar a ideia, até mesmo a Federação Americana de Aviação (FAA) recomenda que o “piloto deve fechar um dos olhos quando estiver exposto à luz para preservar a visão noturna em alguma medida”.

Incrivelmente o motivo era o oposto do que muita gente pensava. Então, voltemos as personagens de tapa-olho da Cultura pop. Abordarei sobre algumas que são memoráveis com seu ícone.

ALERTA DE SPOILER ( para quem não conhece a história de algumas das personagens abaixo)

Exemplos é o que não faltarão aqui. Como o lutador de Muay Thai, chefe do primeiro Street Fighter e eterno rival do protagonista Ryu: Sagat.

sagat.jpg Sagat - Street Fighter

Olha só a cara de mau dele.

Pense em uma personagem com tapa-olho. Pensou? É bem provável dela ser marcante.

Continuemos com o raciocínio. Além de serem especiais, eles também carregam o mistério que nos fazem teorizar a cerca da perda ou ocultação de seu olho.

Um exemplo de uso de tapa -olho justificado é o caso do personagem Zaraki do mangá/anime Bleach, cuja retirada do acessório o faz ficar mais forte, liberando mais sua energia espiritual.

zaraki.jpg Zaraki Kenpachi- Bleach

Se com tapa-olho é assim, imagina sem!

Em filmes, temos bons exemplos como a personagem Madeleine, do filme ” Thriller- A Cruel picture”. Um filme que inspirou Quentin Tarantino na personagem de Ellen Drive em Kill Bill.

one eye.jpg Frigga/ Madeilene- Thriller: A Cruel Picture

Vai encarar a ” One Eye”?

elle.jpg Ellen Driver- Kill Bill V.1

Eu não irritaria a Cobra Californiana. Vai uma injeção aí?

O que me faz lembrar que mulheres com tapa-olho ficam mais charmosas

shé.jpg Luz/ Shé- Machete

Michele Rodriguez sempre é uma personagem poderosa em filmes/séries, mas com tapa-olho é duas vezes mais!

ryomou.jpg Ryoumou Shimei- Ikkitousen

Não se engane pela carinha de Rei Ayanami de Evangelion, essa aí é bem cruel quando precisa ser.

E em jogos, temos o veterano Snake.

Snake.jpg Snake- Metal Gear Solid

Olha só cara de mau do Antônio Fagundes dos games

Você pode até não conhecer a personagem, mas só de olhar esses exemplos, eles já passam a impressão de ser bad ass. Ou mesmo de serem misteriosos.

nf1.jpg Nick Fury- Os Vingadores original

Nas Histórias em Quadrinhos temos o líder da Shield, seja em sua versão Ultimate como negro (interpretado no cinema por Samuel L. Jackson) ou em sua versão original: Nick Fury.

nf2.jpg Nick Fury - Os Supremos

Branco ou negro, não há racismo para tapa-olhos. Combinam com qualquer um.

O governador de The Walking Dead como um vilão característico.

gov.jpg Governador- The Walking Dead

Parece o Machete com tapa-olho

Na famosa série Lost, temos Mikhail Bakunin. Um personagem muito peculiar

mik.jpg Mikhail Bakunin- LOST

Mesmo numa ilha longe de tudo, pode se encontrar alguém com tapa-olho

Mesmo as personagens que são interessantes, tornam-se ainda mais quando ocultam seu olho, como é o caso de Hyoga, que passa toda a Saga de Hades com esta faixa, que não é um tapa-olho, mas serve como um. Inclusive, serviu para aumentar o status de personagem carismático.

hyoga.jpg Hyoga de Cisne- Os Cavaleiros do Zodíaco

Depois que começou a usar essa bandana como autopunição no rosto após lutar contra seu amigo de infância Isaac que feriu sua pálpebra, Hyoga tornou-se mais decidido e maduro

Até mesmo a personagem considerada insuportável por muitos: Asuka. Com o uso do tapa-olho passa a impressão de ter evoluído, ter ficado mais experiente e consequentemente mais mortal.

asu.jpg Asuka - Neon Genesis Evangelion

Com ou sem tapa-olho, ela continua irritante

Exemplos não faltam. Este é um clichê bem vindo e bem divertido por sinal, pois gera expectativa na personagem que possuí tal item. Particularmente, já penso: ” Olha lá um personagem com tapa olho, já sei que deve ser poderoso de alguma maneira.”

mukuro.jpg Mukuro- Yuyu Hakusho

Sendo um dos três grandes demônios do Makai, era lógico que um deles tinha que ter algo que ocultasse os olhos. Assim como o Hyoga, não é bem um tapa-olho, mas é algo que a oculta tornando-a misteriosa e com aparência intimidadora.

kakashi.jpg Kakashi- Naruto

Um dos personagens mais queridos dos fãs de Naruto. Com essa cara de chapado e essa bandana ocultando seu olho, Kakashi a primeira vista não parece tão poderoso, mas todos sabemos que aquele que esconde um olho nos animes, geralmente esconde seu poder oculto.

mustang.jpg Roy Mustang- Full Metal Alchemist Brotherhood

Sem, mas principalmente com tapa-olho, Mustang é um personagem carismático e poderoso que já impõe respeito

King.jpg King Bradley- Full Metal Alchemist/ Brotherhood

Esse sorriso e cara simpática não engana ninguém! Todos sabem que ele é o cara.

heidern.jpg Heidern- The King Of Fighters

Líder dos mercenários ” Ikari Warriors” e pai adotivo da Leona tem uma posição de destaque e cara de mau. Teve o olho ferido pelo vilão Rugal.

mature.png Mature- The King Of Fighter XIII

Mature, a secretária do vilão Rugal, é supostamente morta por Iori junto com Vice em KOF 96, e em KOF XIII ela volta como um espírito e com um tapa-olho! Ou seja: voltou mais mortal do que nunca!

O assunto é bem extenso e vários personagens poderiam ser citados assim como suas histórias, contudo deixo a vocês uma pergunta: Vocês já usaram um tapa-olho?


Jeferson Corrêa

Jeferson Corrêa é escritor, autor do livro "Além do que os olhos podem ver". É também organizador de eventos, blogueiro e apaixonado por todas as formas de artes. Contato: [email protected]
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/recortes// //Jeferson Corrêa