manifesto das artes

Sejam bem-vindos a um universo não tão óbvio!

Jeferson Corrêa

Jeferson Corrêa é escritor, autor do livro "Além do que os olhos podem ver". É também organizador de eventos, blogueiro e apaixonado por todas as formas de artes.


Contato:

[email protected]

A arte das fotografias de raio-x coloridas

Um físico que transforma raio-x em artes incríveis e maravilhosas de forma única. Fotografias que representam sentimentos, instigam a curiosidade e criam um novo conceito de arte.


a.jpg camaleão

No final de outubro , no evento TEDx em Groningen, Holanda , um homem estava no palco e deu uma palestra fascinante sobre como o trabalho de sua vida o tinha levado em uma jornada para se tornar um artista. Arie Van't Riet estudou física de radiação em Delft, Universidade de tecnologia e obteve seu PHD pela Universidade de Utrecht. Como um profissional registrado, viu em primeira mão no hospital o progresso incrível em raios-x de qualidade da imagem que tinha conseguido.

b.jpg buquê de tulipas

Certo dia, seu colega lhe pediu para tirar um raio- x de uma de suas pinturas. Era um objeto fino e Van't Riet nunca tinha feito algo assim antes, mas, como ele disse: "deu certo". Isso o fez pensar sobre os outros tipos de objetos finos que poderia utilizar o raio-x, e flores lhe vieram à mente. Ele começou com um buquê de tulipas. A imagem analógica, ou filme de raios- x de brometo de prata, que assemelha-se a um negativo preto e branco. Foi digitalizado, invertido e depois colorizado seletivamente em Photoshop. " E , em seguida, com o resultado, algumas pessoas me disseram que é arte ", afirma em tom bem humorado. "E eu me tornei um artista."

p c.jpg caracóis no campo de tulipas

Van't Riet passou para os raios- x de insetos , em seguida, completou cenários naturais que incluíam animais como lagartos , tartarugas, gatos e macacos . Ele chama essas belas obras de "bioramas". Como afirma em seu site: http://www.x-rays.nl/

d.jpg lagartos rodeando flores

"Eu prefiro [ para ] objetos de raios- x de cenas comuns. Como uma borboleta nas proximidades de uma flor, um peixe no oceano, um rato no campo, uma garça-real ao longo do rio ,um pássaro em uma árvore e assim por diante.Cada vez mais estou me desafiando para chegar a uma fotografia de raio- X que representa o sentimento da cena, para levantar questões e excitar a curiosidade. Espero que na maioria das imagens apresentadas aqui, eu tenha conseguido."

e.jpg Medinella, cobras e lagartos

É ou não uma forma de arte?

Com toda teda certeza, Arie Van't Riet conseguiu. Criou algo único. Um novo conceito que poderá gerar tendências, mas que acima de tudo expressa a essência do novo, da transgressão e renovação que é intrínseca a arte. Arte que está causada pelo acaso, cuja beleza pode ser vista e admirada por todos.

f.jpg Trachycarpus wagnerianus, azaleias e tartarugas

Mais incríveis imagens desta peculiar arte:

h.jpg campo de tulipas

i.jpg papoulas

j.jpg lírio da água, pântano calêndula, folhas de lírio, sapo

l.jpg pato

m.jpg galo

miau.jpg gato

o.jpg macaco

p.jpg coruja

O vídeo em inglês mostrando o olhar profundo do uso do raio-x na natureza:


Jeferson Corrêa

Jeferson Corrêa é escritor, autor do livro "Além do que os olhos podem ver". É também organizador de eventos, blogueiro e apaixonado por todas as formas de artes. Contato: [email protected]
Saiba como escrever na obvious.
version 8/s/fotografia// @destaque, @obvious //Jeferson Corrêa