manifesto das artes

Sejam bem-vindos a um universo não tão óbvio!

Jeferson Corrêa

Jeferson Corrêa é escritor, autor do livro "Além do que os olhos podem ver". É também organizador de eventos, blogueiro e apaixonado por todas as formas de artes.


Contato:

[email protected]

A história do beijo e seu legado na humanidade

O assunto "beijo gay" da novela Amor à vida foi bastante comentado desde o término da mesma. O beijo sempre é um assunto que o povo gosta de comentar. Mas, já pararam pra pensar: Qual é a importância de um beijo? Desde quando o ser humano tem esse hábito?


beijo-felix-niko.png Félix e Niko em seu polêmico beijo da nova "Amor à vida, exibido no dia 31/01/2014

Historiadores não identificam uma data exata. No entanto, as primeiras referências remetem a 2.500 a.C.: as carícias aparecem em colagens nas paredes dos tempos de Khajuraho, na Índia. Mas o beijo na boca nem sempre foi uma forma de demonstrar carinho. O ato teve muitos significados durante a História e ainda hoje é encarado de diferentes maneiras em cada sociedade. A primeira evidência conhecida sobre beijo encontrada num texto literário remonta a cerca de 1500 a.C. em textos em sânscrito na Índia. Não é usada a palavra "beijo", mas sim referências para "lamber" e "beber umidade dos lábios." No século III d.C., o Kamasutra Vatsyayana (mais conhecido como o Kama Sutra), incluiu um capítulo inteiro às formas de beijar seu amante. No Antigo Testamento, é possível encontrar descrições do beijo. Por exemplo, Jacó enganosamente beija seu pai cego e doente e se passa pelo seu irmão gêmeo Esaú, roubando a bênção de Isaque “Ora chega-te, e beija-me, filho meu. E chegou-se, e beijou-o; então cheirou o cheiro dos seus vestidos, e abençoou-o” (Gênesis 27:26-27). Um beijo mais sensual é descrito no livro de Cantares, Salomão descreve “os teus lábios são como um fio de escarlata, e tua boca é formosa”(Ct 4.3;1.2)

O que acontece na hora do beijo?

Durante o beijo você movimenta 29 músculos, dos quais 17 são da língua. Os batimentos cardíacos aceleram, vão de 60 a 150, fazendo uma espécie de exercício pro coração. Um beijo caprichado gasta em média 12 calorias. o beijo estimula a liberação de hormônios que causam bem-estar. Na troca de saliva, a boca é invadida por cerca de 250 bactérias, 9 miligramas de água, 18 de substâncias orgânicas, 7 decigramas de albumina, 711 miligramas de materiais gordurosos e 45 miligramas de sais minerais.

Importância na história

Acreditam alguns que o ato do beijo não é natural, mas que com o tempo fora aprendido.Que o hábito tem origem na relação mãe e filho. Há milhares de anos, depois de sugar o peito, a criança recebia alimentação sólida mastigada pela mãe e passada à boca, como fazem certos tipos de aves. O que contraria certas culturas da Nova Guiné e do sudoeste da África que tinham o hábito de fornecer comida mastigada aos bebês, mas nunca se beijaram até ter o primeiro contato com europeus. Alguns historiadores acreditam que o beijo está relacionado ao ato de cheirar e de reconhecer pelo odor os indivíduos de uma mesma família.

O beijo é um fator muito importante no relacionamento e repleto de significados para homens e mulheres. Algumas prostitutas, por exemplo, aceitam transar e realizar fantasias com seus clientes, mas não beijam , porque o ato de beijar significa ter intimidade. Muitos já o consideraram um ato sagrado. Desde a época de Cristo, o beijo já possuía sua importância, como o famoso beijo de Judas.

o-beijo-de-judas.jpg O beijo de Judas

Considerado um dos beijo mais famosos do mundo, foi o beijo que Judas Iscariotes usou para trair Cristo antes da crucificação dele. Um beijo que possui profundo significado nas práticas espirituais cristãs.

Na Idade Média Idade Média, o beijo foi também uma demonstração de status na sociedade. Os súditos de um rei deveriam antes beijar seu anel, seu manto, suas mãos, ou mesmo o chão. Da mesma forma, as pessoas pressionavam os seus lábios no anel do papa. O beijo na boca representava uma espécie de contrato entre o senhor feudal e o vassalo (significava “dou minha palavra”). Foi apenas no século XVII que os homens acabaram com o hábito de beijar uma pessoa do mesmo sexo, sem afeto envolvido.

Do sagrado ao comum.

Não há muitos registros sobre os beijos no mundo ocidental até a época do Império Romano. Os romanos costumavam usar o beijo para o cumprimento de amigos e familiares. Os cidadãos beijavam a mão do Imperador e, naturalmente, as pessoas beijavam seus parceiros. Os romanos tinham três categorias para o beijo:

*osculum era um beijo na bochecha

*basium era um beijo nos lábios

*savolium era um beijo profundo

O beijo também teve sua função nos primórdios da Igreja Cristã. Os cristãos com freqüência se cumprimentavam com um osculum pacis: beijo sagrado. De acordo com essa tradição, o beijo sagrado causava uma transferência de espírito entre as duas pessoas que se beijavam. A maioria dos pesquisadores acredita que o objetivo desse beijo era estabelecer vínculos familiares entre os membros da igreja e fortalecer a comunidade.

Até 1528, o beijo sagrado era parte da missa católica. No século XIII, a Igreja Católica o substituiu por um cumprimento de paz. A Reforma Protestante no século XVI removeu totalmente o beijo da prática protestante. Na verdade, o beijo sagrado não exercia uma função na prática católica religiosa moderna, embora alguns cristãos beijem símbolos religiosos, como o anel do Papa, por exemplo.

Embora, atualmente, poucos religiosos incorporem o beijo sagrado, o beijo ainda prevalece na cultura ocidental. Hoje em dia, as pessoas se beijam em várias situações por motivos diversos. Todavia, nem todos os beijos são felizes e de alegria. Obras da literatura como "Romeu e Julieta" descreveram beijos como "perigosos" ou "mortais" quando compartilhados com as pessoas erradas. Alguns estudiosos do folclore e críticos literários vêem o vampirismo como um símbolo dos perigos físicos e emocionais decorrentes de se beijar a pessoa errada.

O beijo está em todo lugar. Na história, literatura, religião, música, filmes, na tv, e até na astrologia, onde alguns acreditam que existem tipos de beijos para cada signo e que há combinações.

Na Arte

biejo klint.jpg O beijo

Uma das mais famosas pinturas do mundo sobre o assunto é O beijo (original: Der Kuss, 1907-1908), a obra-prima de Gustav Klimt. Um quadro extremamente simbólico e belo, extravagante, dotado de erotismo e poesia.Cujo alguns especialistas afirmam que o quadro seria um retrato de Klimt com Emilie Flöge,(Viena, 1874 – Viena 1952) – eterna companheira e musa do artista.

O beijo mais famoso do mundo

marinheiro_AlfredEisenstaedt292.jpg O marinheiro e a enfermeira

O marinheiro George Mendonsa e a enfermeira Greta Zimmer Friedman ficaram eternizados em uma fotografia clicada na Avenida Times Square, em Nova York, no exato momento do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Esta imagem repleta de significados simboliza o fim da guerra e o início do amor. E é considerada umas das imagens históricas da humanidade e o beijo mais famoso do mundo.

Fotos de beijos históricos

foto_de_annie_leibovitz.jpg John Lennon abraçado a Yoko Ono em Nova York, cinco horas antes de seu assassinato em 08 de dezembro de 1980.

foto_de_rgis_bossu.jpg O líder soviético Leonid Brezhnev cumprimenta o presidente da Alemanha Oriental Erich Honecker. Berlim Oriental, 1979

Beijos na TV e no Cinema

primeiro beijo.jpg Primeiro beijo do cinema

Este foi o primeiro beijo do cinema. Do filme O Beijo (1896), filmado por Thomas Edison, com apenas 26 segundos. O filme foi protagonizado por John C. Rice e May Irwin. Na época, beijar era uma coisa para se fazer apenas entre 4 paredes.

wings.jpg Primeiro beijo gay do cinema

Até onde se tem notícia, o primeiro beijo entre pessoas do mesmo sexo na história do cinema foi no ano de 1927, no filme Wings (Asas), primeiro filme mudo a ganhar o Oscar de Melhor Filme. Buddy Rogers e Richard Arlen são os astros, interpretando dois pilotos de combate que disputam a afeição de uma mesma mulher (Clara Bow).Essa é a trama do filme. Nenhum dos dois, como o escritor Kevin Sessums diz, "mostra tanto amor por ela... como demonstra um pelo outro." O beijo é bastante tímido, mas se tratando de 1927 no qual aparece um beijo entre dois homens fardados se acariciando, realmente imagino o impacto.

Mädchen in Uniform1.jpg Primeiro beijo lésbico

Mädchen in Uniform (1931)

O primeiro filme a ter um beijo lésbico foi exibido em 1931 no filme “Mädchen in Uniform” (Meninas de Uniforme) de 1931, esse filme é do gênero Drama, de produção Alemã e com a direção de Leontine Sagan, devido ao beijo lésbico, até então inédito nos cinemas, o filme chegou a sofrer inúmeras censuras, mas no final acabou ganhando seu espaço do mundo cinematográfico.

vida alves.jpg A atriz que deu o primeiro beijo na tv brasileira

A atriz Vida Alves, protagonizou o primeiro beijo da TV brasileira em 1951 na novela “Sua Vida Me Pertence”, pela saudosa TV Tupi no ano de 1951. Protagonizou também o primeiro beijo lésbico da TV brasileira em 1964, no teleteatro “A calúnia”, produzido pela TV Tupi, com a atriz Geórgia Gomide.

Uhura_and_Kirk_kiss.jpg Primeiro beijo inter-racial da tv

Primeiro beijo inter-racial da TV americana. Foi entre o Capitão Kirk e a Tenente Uhura, em 1968, o mesmo ano em que Martin Luther King foi assassinado. A série é considerada até hoje por muitos, além do seu tempo.

mãe de santo.jpg Primeiro beijo gay da Tv brasileira

Em 1990, a minissérie “Mãe de Santo” da TV Manchete transmitiu o “primeiro beijo gay e inter-racial gravado da TV brasileira”.

beijo lésbico.jpg Primeiro beijo lésbico da Tv brasileira

A novela "Amor e Revolução" exibiu na noite de quinta-feira,12/05/2011 o primeiro beijo gay da história da televisão brasileira. A cena foi protagonizada pelas atrizes Luciana Vendramini e Gisele Tigre.

beijo-homem-aranha3g.jpg Beijo do Home-Aranha

Na adaptação dos quadrinhos do homem aranha da Marvel para os cinemas em 2002 por Sam Raimi, temos um peculiar beijo que fez muito sucesso em sua época, arrancando suspiros dos apaixonados.

Nas séries de Tv, temos Xena a princesa guerreira, que sempre possuiu referências e indiretas a homossexualidade das duas amigas. Que já se beijaram diversas vezes.

No mundo da música

Em 2003, no VMA, o mundo repercutiu a noticia. A rainha do Pop deu um beijo na sua " rival", Britney Spears. E não seja falou em outra coisa por um bom tempo. E depois, Christina Aguilera também beijou-a, mas não foi tão impactante.

Nos Quadrinhos

x-men_extra_136.1_06.jpg Um dos beijos gays mais polêmicos nos quadrinhos

Um dos beijos homossexuais mais comentados em sua época, nos quadrinhos, veio pela Marvel, juntamente com seu casamento. Um beijo que foi protagonizado por Rictor e Shatterstar, do X-Factor e o casamento aconteceu logo com o Estrela Polar e seu parceiro Kyle.

batwoman.jpg Beijo lésbico nos quadrinhos

A atual Batwoman, Katherine Kane, já havia se declarado lésbica há tempos E na série os Novos 52 ( série que a editora DC reformula seus personagens clássicos) em tempos de debate nos Estados Unidos sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, os roteiristas da história de Kane encontraram uma maneira de expressar a posição deles: na edição 17 da história da heroína, Kathy pediu a mão da namorada, a capitã Maggie Sawyer, em casamento.

wol.jpg Beijo gay da versão alternativa do Wolverine

O famoso personagem dos quadrinhos Wolverine deu um beijo apaixonado no personagem Hércules. O romance gay do herói aconteceu na HQ “X-Treme X-Men”: versão do universo paralelo da editora Marvel.

monica e ceoblinha.jpg Primeiro beijo de Mônica e Cebolinha

O primeiro beijo da Mônica e do Cebolinha ( Cebola) ocorre na edição 34 da Turma da Mônica Jovem.

*Esses são alguns dos vários beijos que foram e são importante na humanidade e na cultura pop. Com certeza faltaram muitos, mas para que a matéria não ficasse muito grande, optei por destacar estes. Caso queiram falar de alguns beijos importantes, citem nos comentários.

O dia internacional do beijo é comemorado a nível internacional em duas datas diferentes: 13 de abril ou 6 de Julho .

E para os curiosos beijoqueiros, um pouquinho mais de informação abaixo. Um beijo pra vocês!

Curiosidade sobre o beijo

Curiosidade sobre o beijo II

Curiosidades sobre o beijo III

Curiosidades sobre o beijo IV

16 beijos do Kama Sutra

Significados


Jeferson Corrêa

Jeferson Corrêa é escritor, autor do livro "Além do que os olhos podem ver". É também organizador de eventos, blogueiro e apaixonado por todas as formas de artes. Contato: [email protected]
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/recortes// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Jeferson Corrêa