marcelo vinicius

Literatura e outras expressões artísticas relacionadas, como cinema e música

Marcelo Vinicius

Marcelo Vinicius está sempre aprendendo, mas é um fotógrafo e escritor de olhar inquieto, apaixonado pelo novo e inconformado com o senso comum. É amante da arte, seja a fotografia, o cinema ou a literatura. Participou do conceituado jornal da região, o Jornal Grande Bahia; fez parte do projeto "Sala de Cinema" e do grupo de pesquisa em Psicologia Social na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na qual faz graduação em Psicologia; é integrante do grupo de estudo em Filosofia da Arte de Arthur Danto e do grupo de estudo em Filosofia Contemporânea na UEFS.

  • 031.jpg
    Fotos Prima Preta 2013 na Bahia

    A moda, a arte, a cultura Afro está cada vez mais presente nas ruas, em especial no verão. Mesmo indiretamente, pode se ver saias e vestidos estampados que encantam as mulheres. Confira também algumas exposições de Arte Afro.

  • Dostoievsky Ilustrado.jpg
    O que é arte?

    Arte geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra. Mas, até aonde isso pode ou não ser um problema?

  • mostra-lasar-top.jpg
    Mostra Dostoiévski e o Cinema, no Museu Lasar Segall

    Obra de Fiódor Dostoiévski é tema de mostra de cinema em São Paulo.

  • image.jpg
    Nota: para todos aqueles que estão ainda se inscrevendo no meu canal Youtube, hoje temos o Vimeo

    Em um mercado dominado pelo YouTube o Vimeo surge como uma opção para aqueles que não gostam do site comandado pela Google ou simplesmente querem explorar outras alternativas. Bem pouco conhecido e utilizado no Brasil o aplicativo tem uma ótima interface.

  • kafka10.jpg
    Enigmática e inquietante, literatura de Franz Kafka permanece atual

    Em 3 de julho celebra-se o 130º aniversário do autor de língua alemã natural de Praga, um profeta da sociedade contemporânea de massa em seus aspectos mais angustiantes e arbitrários.

  • lolita--22ok.jpg
    O filme Lolita é o primeiro no novo canal Vimeo

    Vladimir Nabokov começou a escrever o seu romance em 1949. Antes, porém, de publicar o famoso “Lolita”, o autor já havia escrito um conto sobre um homem russo e uma garota francesa, em 1940, mas o destruiu. O "Lolita" de 1997 agora é o primeiro filme no canal Vimeo.

  • 04.jpg
    Novos filmes no canal Youtube: Anna Karenina, Para Sempre Lilya e Um Corpo Que Cai
    Novos filmes, com legenda em Português, no canal Youtube. Um deles é baseado na obra do escritor clássico Tolstoi, acesse aqui: http://www.youtube.com/user/marcelovmb2009 1° filme: "Anna Karenina", a clássica obra literária do escritor Liev ...
  • 05.jpeg
    Novos filmes no meu canal Youtube baseados nos clássicos do escritor Allan Poe

    O americano Edgar Allan Poe (1809-1849) é um clássico da literatura mundial. Allan Poe foi um dos primeiros escritores americanos de contos e é considerado o inventor do gênero ficção policial, também recebendo crédito por contribuição ao emergente gênero de ficção científica.

  • 001.jpg
    Psicologia por trás da literatura infantil

    Há muitas críticas falando da literatura infantil, que esse tipo de literatura não acrescenta nenhum beneficio para o leitor. Livros infantis têm sido excluídos da história literária. Há muita pressão sobre autores infantis e editores para pensarem que eles devem ser inferiores.
    Mas, isso está mudando, em parte porque os livros para crianças são agora financeiramente muito importantes para editores. Mais ainda porque as pessoas estão começando a entender que livros infantis são diferentes de livros adultos e não podem e não deveriam ser julgados segundo os mesmos critérios e ideias.

  • MEDIA_novo.jpg
    O romance “O homem fragmentado” terá um dos trabalhos cinematográficos do fotógrafo francês Étienne-Jules Marey na capa

    Para falar sobre a capa do romance “O homem fragmentado”, precisamos falar também dos primórdios do cinema.

  • marcelo wallace marcelo okok.jpg
    Cineastas baianos Wallace Nogueira e Marcelo Matos ganham prêmios nacionais e internacionais

    O cinema baiano vive hoje um momento muito especial. Em 2011, tivemos semanas com vários longas-metragens baianos em cartaz em salas de exibições na Bahia. A produção de longasmetragens, coisa rara na história de nosso cinema, vem se consolidando, inclusive com o aparecimento de novos criadores e com sua expansão para gêneros com pouca tradição no cinema de longametragem baiano, a exemplo do documentário e da animação. Alguns destes filmes conseguiram mobilizar bons públicos e permanecer em cartaz por diversas semanas. Além dos longasmetragens, a produção audiovisual baiana tem se desenvolvido e consolidado, com novos filmes e vigorosos criadores, como o “Menino do Cinco” e o “Álbum de Família”.

  • 02.jpg
    Adaptação livre de "Crime e Castigo" mostra que o Cazaquistão não faz apenas filmes "étnicos".

    Filme que precisa ter mais repercussão: "Estudante" (Student, Cazaquistão, 2012), dirigido por Darezhan Omyrbayev. Um estudante de filosofia sem nome aluga um quarto no porão de uma senhora que mora num bairro afastado, sofrendo com a falta de dinheiro e a solidão. Um dia, ele decide assaltar a loja de conveniências mais próxima, onde ele compra pão de vez em quando. As coisas não vão como planejadas e ele acaba cometendo um sério crime. Sem ninguém para lhe ajudar, a sensação de culpa cresce em sua cabeça.

  • notes-from-underground.jpg
    Novo filme no meu canal Youtube: 'Notas do Subsolo'

    Agora estou com um canal para postar os filmes que eu tenho baseados em obras literárias e que ainda não foram disponibilizados no Youtube ou que são difíceis de encontrar pela internet, como também produções cinematográficas do Coletivo de Cinema, o qual participo. Para quem quiser me acompanhar, é só se inscrever lá.

  • tolstoi.jpg
    O que a BBC vai aprontar com o novo filme “Guerra e Paz”?

    A emissora britânica BBC está desenvolvendo nova adaptação televisiva de "Guerra e Paz", de Leon Tolstói. A clássica obra será transformada em minissérie de seis episódios (com uma hora cada) assinada pelo roteirista Andrew Davis (House of Cards). O que podemos esperar dessa produção?

  • YoungGoetheInLove.jpg
    Novo filme "Os Sofrimentos do Jovem Werther"

    O filme Goethe! (2010) representa a luta entra a razão e o sentimento através da história juvenil de um dos escritores mais importantes da Alemanha (para muitos, o mais importante), que influenciou, com sua personalidade e sua obra, a construção do romantismo alemão e europeu: Goethe.