marcelo vinicius

Literatura e outras expressões artísticas relacionadas, como cinema e música

Marcelo Vinicius

Marcelo Vinicius está sempre aprendendo, mas é um fotógrafo e escritor de olhar inquieto, apaixonado pelo novo e inconformado com o senso comum. É amante da arte, seja a fotografia, o cinema ou a literatura. Participou do conceituado jornal da região, o Jornal Grande Bahia; fez parte do projeto "Sala de Cinema" e do grupo de pesquisa em Psicologia Social na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na qual faz graduação em Psicologia; é integrante do grupo de estudo em Filosofia da Arte de Arthur Danto e do grupo de estudo em Filosofia Contemporânea na UEFS.

Novo filme no meu canal Youtube: 'Notas do Subsolo'

Agora estou com um canal para postar os filmes que eu tenho baseados em obras literárias e que ainda não foram disponibilizados no Youtube ou que são difíceis de encontrar pela internet, como também produções cinematográficas do Coletivo de Cinema, o qual participo. Para quem quiser me acompanhar, é só se inscrever lá.


Notas do subsolo.jpgPostado novo filme baseado na obra "Memórias do Subsolo" do escritor Fiódor Dostoiévski, com legenda em Português, no meu canal Youtube: http://www.youtube.com/user/marcelovmb2009

Trata-se de uma modesta produção norte-americana dirigida por Gary Walkow, que faz uma modernização do tal livro do escritor russo.

Para quem ainda não conhece, “Memórias do Subsolo” ou “Notas do Subsolo” é um pequeno romance de Fiódor Dostoiévski. Segundo informações, esta obra é considerada como a primeira obra existencialista do mundo. Apresenta-se como um excerto das memórias de um empregado civil aposentado que vive em São Petersburgo. O livro é dividido em duas partes e é realmente muito pequeno quando comparado ao tamanho das outras obras-primas de Dostoiévski.

“Notas do subsolo” é uma das obras mais emblemáticas de Dostoiévski, precede o que seria o seu grande clássico “Crime e castigo” e solidifica de vez a sua visão sobre como os trâmites da sociedade pode abocanhar a alma do individuo.notes-from-underground.jpgNo filme, assim como no livro, o personagem principal é um homem neurótico, despeitado, orgulhoso e mentiroso que se afunda cada vez mais em um espiral de desilusão a reboque de sua total inadequação social. O personagem declara suas notas não em papel, mas sim para uma câmera – uma transição que achei muito bem bolada. Enquanto isso os acontecimentos vexantes por qual ele passa são vistos em flashback, entrecortados por um ou outro comentário do declarante sem nome.

Não há nenhum grande subterfúgio ou truque que seja usado. A adaptação é tão sincera quanto o romance. O que há digno de parabéns é a direção forte e corajosa de Gary Walkow e a impressionante atuação de Henry Czerny que faz transbordar toda a amargura do personagem.

Assistam ao filme aqui: http://youtu.be/yb4Q_ZRF55U

Ficha técnica: Título Original: Notes from Underground País de Origem: EUA Ano: 1995 Duração: 88min Diretor: Gary Walkow. Elenco: Henry Czerny, Sheryl Lee e Jon Favreau.


Marcelo Vinicius

Marcelo Vinicius está sempre aprendendo, mas é um fotógrafo e escritor de olhar inquieto, apaixonado pelo novo e inconformado com o senso comum. É amante da arte, seja a fotografia, o cinema ou a literatura. Participou do conceituado jornal da região, o Jornal Grande Bahia; fez parte do projeto "Sala de Cinema" e do grupo de pesquisa em Psicologia Social na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na qual faz graduação em Psicologia; é integrante do grupo de estudo em Filosofia da Arte de Arthur Danto e do grupo de estudo em Filosofia Contemporânea na UEFS..
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/cinema// //Marcelo Vinicius
Site Meter