marcelo vinicius

Literatura e outras expressões artísticas relacionadas, como cinema e música

Marcelo Vinicius

Marcelo Vinicius está sempre aprendendo, mas é um fotógrafo e escritor de olhar inquieto, apaixonado pelo novo e inconformado com o senso comum. É amante da arte, seja a fotografia, o cinema ou a literatura. Participou do conceituado jornal da região, o Jornal Grande Bahia; fez parte do projeto "Sala de Cinema" e do grupo de pesquisa em Psicologia Social na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na qual faz graduação em Psicologia; é integrante do grupo de estudo em Filosofia da Arte de Arthur Danto e do grupo de estudo em Filosofia Contemporânea na UEFS.

Novo filme "Os Sofrimentos do Jovem Werther"

O filme Goethe! (2010) representa a luta entra a razão e o sentimento através da história juvenil de um dos escritores mais importantes da Alemanha (para muitos, o mais importante), que influenciou, com sua personalidade e sua obra, a construção do romantismo alemão e europeu: Goethe.


goethe_xlg.jpgUm dos grandes clássicos da literatura retornou aos cinemas alemães em outubro de 2010: a obra “Os Sofrimentos do Jovem Werther” de 1774 do grande escritor Johann Wolfgang von Goethe, o qual também produziu o outro clássico, “Fausto”. Infelizmente não encontrei esse filme com a legenda em Português. Tenho o filme em mãos, mas não tenho a legenda.

Para os poucos que ainda não sabem, o romance “Os Sofrimentos do Jovem Werther” é um marco inicial do romantismo, considerado por muitos como uma obra-prima da literatura mundial, é uma das primeiras obras do autor, de tom autobiográfico - ainda que Goethe tenha cuidado para que nomes e lugares fossem trocados e, naturalmente, algumas partes fictícias acrescentadas, como o final.

O romance é escrito em primeira pessoa e com poucas personagens. Na época ocorreu, na Europa, uma onda de suicídios, de tão profundo que Goethe fora em suas palavras. Num estilo completamente adverso a "Fausto", mas não menor que neste.

A obra conta a historia do jovem Werther, que é marcado por uma paixão profunda, tempestuosa e desditosa. Werther não é correspondido no amor, por se apaixonar por uma jovem já prometida a outro homem! Goethe põe um pouco de sua vida na obra, pois ele também vivera um amor não correspondido. Para o herói, a vida só tem um sentido: Charlotte. A vida deixaria de ter sentido se ele perdesse sua amada, a cada gesto, dança e até mesmo em meio a bofetadas, Werther se apaixona cada vez mais por Charlotte.Young Goethe 2.jpgJá o filme “Young Goethe in Love” ou simplesmente “Goethe!” é realizado por Philipp Stölzl, que co-realizou o longa ao lado de Alexander Dydyna e Christoph Müller. Alexander Fehling (Inglorious Bastards) interpreta Johann Wolfgang Goethe, Miriam Stein interpreta Lotte Buff e Moritz Bleibtreu interpreta Albert Kestner. O filme retrata a vida de Johann Wolfgang von Goethe, que depois de um escândalo amoroso, publica “Os Sofrimentos do Jovem Werther”, obra que o lançaria para fama como escritor!

Mas, pelo menos, para ficarmos com a vontade de assistir ao novo trabalho, segue mais detalhes sobre, segundo o pessoal do “Câmera Lenta”: no filme, Goethe é um rapaz como qualquer outro, vivendo conflitos comuns da juventude, como dúvidas sobre qual carreira profissional seguir e, claro, o amor.04YOUNG_SPAN-articleLarge.jpgApós reprovar no teste final de seu doutorado em Direito, Goethe é mandado pelo pai à província de Wetzlar, onde passa a trabalhar como funcionário em uma corte de justiça. Torna-se amigo do sensível Wilhelm Jerusalem (Volker Bruch) e conhece a bela Lotte Buff, por quem se apaixona, em um baile. Em um dia chuvoso, o casal usufrui de um caloroso encontro, em que se beijam e se amam intensamente. O romance, no entanto, logo passa por uma crise, quando o jovem Goethe descobre que seu amigo, Albert Kestner, pediu a mão de sua amada Buff em casamento.

Do conflito amoroso, surge inspiração para o livro “Os Sofrimentos do Jovem Werther”, que tornou Goethe famoso por toda Europa. Ao final do filme, uma legenda dizendo que essa obra específica de Goethe incendiou jovens de todas as partes do continente europeu, causando uma epidemia de suicídios entre os apaixonados.YoungGoetheInLove.jpgSobre questões mais técnicas, Miriam Stein é expressiva, vívida e contagiante. Chegou até mesmo a ganhar o prêmio de melhor atriz no “New Faces Award”, em 2011. A fotografia de Kolja Brandt paira entre os belos panoramas bucólicos e a imagem sombria, austera e lamacenta da Europa pré-século XX, mas tudo com graciosidade. No Prêmio do Cinema Alemão, Kitty Kratschke e Heike Merker ganharam o prêmio de melhor maquiagem por esse filme.

Enfim, esperamos ansiosamente esse filme legendado em Português. Se souberem de alguma tradução, avisem-me!

Abaixo segue as especificações técnicas do filme: Original: Goethe! Direção: Philipp Stölzl Roteiro: Alexander Dydyna, Christoph Müller, Philipp Stölzl Origem: Alemanha Gênero: Drama, Romance Duração: 100 minutos

Trailer do filme “Goethe!”:


Marcelo Vinicius

Marcelo Vinicius está sempre aprendendo, mas é um fotógrafo e escritor de olhar inquieto, apaixonado pelo novo e inconformado com o senso comum. É amante da arte, seja a fotografia, o cinema ou a literatura. Participou do conceituado jornal da região, o Jornal Grande Bahia; fez parte do projeto "Sala de Cinema" e do grupo de pesquisa em Psicologia Social na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na qual faz graduação em Psicologia; é integrante do grupo de estudo em Filosofia da Arte de Arthur Danto e do grupo de estudo em Filosofia Contemporânea na UEFS..
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/cinema// @destaque, @obvious //Marcelo Vinicius
Site Meter