marcelo vinicius

Literatura e outras expressões artísticas relacionadas, como cinema e música

Marcelo Vinicius

Marcelo Vinicius está sempre aprendendo, mas é um fotógrafo e escritor de olhar inquieto, apaixonado pelo novo e inconformado com o senso comum. É amante da arte, seja a fotografia, o cinema ou a literatura. Participou do conceituado jornal da região, o Jornal Grande Bahia; fez parte do projeto "Sala de Cinema" e do grupo de pesquisa em Psicologia Social na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na qual faz graduação em Psicologia; é integrante do grupo de estudo em Filosofia da Arte de Arthur Danto e do grupo de estudo em Filosofia Contemporânea na UEFS.

Novos filmes no meu canal Youtube baseados nos clássicos do escritor Allan Poe

O americano Edgar Allan Poe (1809-1849) é um clássico da literatura mundial. Allan Poe foi um dos primeiros escritores americanos de contos e é considerado o inventor do gênero ficção policial, também recebendo crédito por contribuição ao emergente gênero de ficção científica.


01.jpgFilmes, com legenda em Português, baseados nas obras do escritor clássico Edgar Allan Poe no meu canal Youtube: http://www.youtube.com/user/marcelovmb2009

Poe é considerado um mestre das histórias macabras e de mistério e sua obra já serviu de inspiração para o cinema inúmeras vezes. Desde os primórdios do cinema, trabalhos de Poe já serviram de base para mais de 200 produções, entre programas de TV, curtas e longas-metragens.

1° filme:

“O Corvo”. Contos do escritor Allan Poe inspiram crimes no filme "O Corvo".

Mas em "O Corvo", é a própria vida do poeta que inspira a história - o filme cria uma fantasia em cima do que teria acontecido nos dias que precedem a morte do escritor, que é cercada por mistério. Sabe-se apenas que ele foi descoberto nas ruas de Baltimore em estado de delírio e grande estresse, vestindo roupas de outra pessoa e repetindo o nome Reynolds. Ele morreu pouco tempo depois em um hospital, sem nunca ter explicado o que aconteceu. No filme, uma série de assassinatos inspirados na obra de Poe é a explicação encontrada para seus últimos dias.

Assista ao “O corvo” diretamente aqui: http://youtu.be/MFUePiR-Jq0 02.jpg2° filme:

“A Queda da Casa de Usher” de 1960. Baseado em um conto, com o mesmo nome, do escritor Edgar Allan Poe, o filme narra a história de Philip Winthrop, que chega à mansão Usher com o intuito de levar sua amada, Madeline, para a sua cidade. Chegando lá ele confronta-se com o irmão dela, Roderick, que vai revelando, um a um, os aterrorizantes segredos de sua família.

O filme não procura responder as lacunas deixadas pelo escritor Edgar Allan Poe em sua prosa, mas deixa ainda mais espaço para a interpretação do espectador. Recebido com grandeza pelos críticos mesmo sendo uma produção de baixíssimo orçamento, o filme tem algumas diferenças do conto de Poe; as mesmas não alteram ou influenciam na trama. A primeira versão deste conto para o cinema foi gravada em 1927.

Assista ao “A Queda da Casa de Usher” de 1960 diretamente aqui: http://youtu.be/2eYaMEH5Lsw 03.jpg3° filme:

“A Queda da Casa de Usher” de 1928. O clássico da paranoia e suspense do escritor Edgar Allan Poe foi transposto para o cinema inúmeras vezes, mas nenhuma comparada com esta obra-prima da vanguarda francesa, dirigido pelo visionário Jean Epstein e tendo como assistente de direção Luis Buñuel.

Um exercício cinematográfico de pura mestria, inspirado no conto de Edgar Allan Poe: "A Queda da Casa de Usher", escrito por Jean Epstein e pelo até então assistente de realização, Luís Buñuel.

Este foi o filme que lançou Jean Epstein para o sucesso, com a sua assombrosa realização, uma verdadeira obra-prima!

Como observado pelo "Films de France", Jean Epstein prova aqui um profundo conhecimento da arte cinematográfica e recorre a efeitos especiais, como a desfocagem, a conjugação criativa entre som e imagem (a cargo do engenheiro de som Roland Candé), extremamente importante para a construção dramática, o ralenti (câmara lenta), e a sobreposição, na famosa cena em que Madeline está prestes a desmaiar. Neste filme, cada cena tem a sua vida própria, a apresenta-se como uma pintura viva, resultado da manipulação temporal.

Assista ao “A Queda da Casa de Usher” de 1928 diretamente aqui: http://youtu.be/vAj86dFm-PE 05.jpegÉ isso, aguarde outros filmes com temáticas interessantes ou baseados em obras literárias no meu canal Youtube.


Marcelo Vinicius

Marcelo Vinicius está sempre aprendendo, mas é um fotógrafo e escritor de olhar inquieto, apaixonado pelo novo e inconformado com o senso comum. É amante da arte, seja a fotografia, o cinema ou a literatura. Participou do conceituado jornal da região, o Jornal Grande Bahia; fez parte do projeto "Sala de Cinema" e do grupo de pesquisa em Psicologia Social na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na qual faz graduação em Psicologia; é integrante do grupo de estudo em Filosofia da Arte de Arthur Danto e do grupo de estudo em Filosofia Contemporânea na UEFS..
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/cinema// //Marcelo Vinicius