marcelo vinicius

Literatura e outras expressões artísticas relacionadas, como cinema e música

Marcelo Vinicius

Marcelo Vinicius está sempre aprendendo, mas é um fotógrafo e escritor de olhar inquieto, apaixonado pelo novo e inconformado com o senso comum. É amante da arte, seja a fotografia, o cinema ou a literatura. Participou do conceituado jornal da região, o Jornal Grande Bahia; fez parte do projeto "Sala de Cinema" e do grupo de pesquisa em Psicologia Social na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na qual faz graduação em Psicologia; é integrante do grupo de estudo em Filosofia da Arte de Arthur Danto e do grupo de estudo em Filosofia Contemporânea na UEFS.

O filme Lolita é o primeiro no novo canal Vimeo

Vladimir Nabokov começou a escrever o seu romance em 1949. Antes, porém, de publicar o famoso “Lolita”, o autor já havia escrito um conto sobre um homem russo e uma garota francesa, em 1940, mas o destruiu. O "Lolita" de 1997 agora é o primeiro filme no canal Vimeo.


vimeo_logo_white_on_blue.jpgAlém de possuir o canal Youtube (que pode ser acessado aqui: http://www.youtube.com/user/marcelovmb2009), estou com um novo canal no Vimeo.

Como no meu canal Youtube não era possível postar todos os filmes que tenho, resolvi abrir outro canal no Vimeo, onde irei exibir filmes baseados em obras literárias e que ainda não foram disponibilizados ou que são difíceis de encontrar pela internet, como também produções cinematográficas do Coletivo de Cinema, o qual participo. Para quem quiser me acompanhar, é só se inscrever lá no Vimeo: https://vimeo.com/marcelovinicius243345012_640.jpgA cada semana postarei um novo filme. Por enquanto, o filme disponível é “Lolita”. Um filme franco-americano de 1997, dirigido por Adrian Lyne, uma adaptação do romance de mesmo nome do escritor Vladimir Nabokov. Difere substancialmente da adaptação anterior feita por Stanley Kubrick em 1962.

Sinopse: Em 1947, um professor de meia-idade (Jeremy Irons) de origem inglesa vai lecionar literatura francesa em uma pequena cidade da Nova Inglaterra e aluga um quarto na casa de uma viúva (Melanie Griffith), mas só realmente decide ficar quando vê a filha (Dominique Swain) dela, uma adolescente de doze anos por quem fica totalmente atraído. Apesar de não suportar a mãe da jovem se casa com ela, apenas para ficar mais próximo do objeto de sua paixão, pois a atração que ele sente pela enteadaé algo devastador. A jovem, por sua vez, mostra ser bastante madura para a sua idade. Enquanto ela está em um acampamento de férias, sua mãe morre atropelada. Sem empecilhos, seu padrasto viaja com sua enteada e diz a todos que é sua filha, mas na privacidade ela se comporta como amante. Porém, ela tem outros planos, que irão gerar trágicos fatos.

Assista ao “Lolita” diretamente aqui: https://vimeo.com/69509021lolita--22ok.jpgCena do filme "Lolita"

O filme tem a participação de Jeremy Irons, um premiado ator britânico. Consagrado como um dos atores mais respeitados tanto na Europa como nos EUA, a sua carreira conta com outros filmes de renome como “Kafka” (1990), que é um outro filme que se baseia em obras literárias, no caso, nos clássicos do escritor Franz Kafka.

É isso, aguarde outros filmes com temáticas interessantes ou baseados em obras literárias no meu canal Vimeo.


Marcelo Vinicius

Marcelo Vinicius está sempre aprendendo, mas é um fotógrafo e escritor de olhar inquieto, apaixonado pelo novo e inconformado com o senso comum. É amante da arte, seja a fotografia, o cinema ou a literatura. Participou do conceituado jornal da região, o Jornal Grande Bahia; fez parte do projeto "Sala de Cinema" e do grupo de pesquisa em Psicologia Social na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na qual faz graduação em Psicologia; é integrante do grupo de estudo em Filosofia da Arte de Arthur Danto e do grupo de estudo em Filosofia Contemporânea na UEFS..
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 5/s/cinema// //Marcelo Vinicius