marwiocamara

Escrevo, logo existo!

Márwio Câmara

Escritor, jornalista e um apaixonado pelas artes. Escreve porque sua voz está na escrita.

A coletânea que consagrou Madonna como uma lenda

A primeira coletânea de sucessos de Madonna, lançada em 1990, é considerada o álbum mais vendido da cantora até hoje.


madonna - immaculate collection (inside 01).jpgCapa do álbum Immaculate collection seguido de uma fotografia da cantora presente no interior do mesmo.

Nunca pensei que pudesse um dia encontrar em Madonna uma cantora, e arte em suas músicas. Não falo das atuais, mas as gravadas nos anos 80 e início dos anos 90.

The Immaculate Collection é uma obra-prima, lançada em 1990, que direciona "a considerada maior marketeira da música" como um ícone, mais do que isso — uma lenda.

herb-ritts-madonna-ii-san-pedro-photographs-silver-print-zoom-3.jpgMadonna em visual sadomasoquista no mesmo ensaio para o álbum.

Considerado o álbum mais vendido da cantora, ao todo cerca de 40 milhões de discos vendidos pelo mundo, uma faceta pouco comum tratando-se de uma coletânea de sucessos, Immaculate traz apenas duas faixas inéditas, que já demonstram a busca da cantora por uma nova persona, principalmente a penúltima faixa, intitulada Justify my love, escrita em parceira com o cantor Lenny Kravitz. Sim, a do polêmico vídeo de sexo.

Sonoramente falando, podemos encontrar distintos ritmos musicais que a cantora durante aquela década foi trabalhando — na sua busca constante de se inovar — indo do pop dance anos 80 ao funk, baladas com letras inteligentes (como Live to tell), ritmos latinos, a uma pegada mais black music seguindo para músicas com uma sonoridade mais sofisticada (com apelo ao público gay e mais sexual).

A consagrada coletânea de Madonna contou também com um DVD, com grande parte das faixas do álbum que apresentam vídeo-clipes.

Pontos altos: Lucky star, Boderline, Crazy for you, Into the grove, Live to tell, Papa don't preach e (o já mencionado) Justify my love (e que conta com a parceria do cantor Lenny Kravitz na letra provocante).

Quem estiver a fim de ouvir o álbum na íntegra, fica aí o vídeo:


Márwio Câmara

Escritor, jornalista e um apaixonado pelas artes. Escreve porque sua voz está na escrita..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/Música// @destaque, @obvious, eros //Márwio Câmara