memórias de um futuro distante

Um segundo olhar sobre a realidade

Luiz Klein

Jornalista; louco; extrovertido; sagaz. Vive constantemente no caos, mas é na paz que encontra a sua plenitude....

Evoluir não é progredir

Progredir é dar um passo à frente, evoluir, um passo ao lado. Um ser humano que destrói a si mesmo jamais progride, pois progredir é tornar algo bom universal.


soniaideias-guerra-siria-e1409930781487.jpg

Todo progresso consiste, necessariamente, em uma mudança para algo “melhor”, porém somente poucas mudanças levaram ao mundo algum progresso. A evolução é uma grande mudança, ou um conjunto delas encadeadas entre si, mas que só levam ao progresso quando têm uma utilidade realmente benéfica.

Como maior prova disto tudo está o homem, que após milhares de anos de mudanças e uma evolução sem precedentes, chegou ao topo da cadeia alimentar. Contudo, ele realmente progrediu? Não há dúvidas que sim, mas para mostrar que em maior parte isso não é verdade, temos ainda hoje, nos países da África, Ásia e América Latina, pessoas sem acesso aos requisitos básicos à vida. Estes buscados por nossos ancestrais desde a época das cavernas; água e alimentos.

O progresso pode ser advento de uma mudança ruim, como as guerras. Mas às custas de quê? Destruição e as milhões de mortes causadas nos campos de batalha não podem ser descartadas na análise de que o benefício das novas técnologias criadas foi insuficiente, para encobrir o lado ruim e que, portanto, passaram de progresso à apenas evolução.

Para que uma mudança passe a ser considerada um progresso e não mais uma evolução, esta deve tanger um extenso número de pessoas, acarretando em uma melhora considerável para maioria. As recentes revoluções na Líbia e no Egito são um exemplo concreto de mudanças que geraram progresso, porque visaram uma melhoria nas condições sociais da maioria.

Dessa maneira, para que uma mudança leve ao progresso, este deve ser compartilhado e beneficiar o maior numero de pessoas possível. Caso contrario, estaremos somente evoluindo individualmente, assim, progredir é dar um passo à frente, evoluir, um passo ao lado. Um ser humano que destrói a si mesmo jamais progride, pois progredir é tornar algo bom universal.


Luiz Klein

Jornalista; louco; extrovertido; sagaz. Vive constantemente no caos, mas é na paz que encontra a sua plenitude.... .
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/recortes// //Luiz Klein