memórias do subsolo

Reciclando a palavra, o telhado e o porão

Mariana Keller

Observadora e sonhadora, faz de cada sorriso e olhar alheio uma história inventada.

Occupy this Álbum: música para protestar

Uma seleção de músicas para quem luta por mudança.


occupy-this-album 2.jpeg

Occupy this Álbum é um projeto musical independente que tem o objetivo de homenagear e incentivar o movimento Occupy Wall Sreet, que uniu milhares de pessoas num protesto contra a corrupção e a desigualdade social na cidade de Nova York . A manifestação começou em setembro de 2011 e a repercussão foi tão grande, que muitos outros países ao redor do mundo também aderiram ao movimento.

O álbum é uma compilação de músicas de diferentes estilos que inspiram os ouvintes a protestar por um mundo melhor. A idéia é juntar artistas engajados e que se preocupam em usar a música como forma de conscientização social. Além disso, o projeto também funciona como crítica a indústria musical atual, que tem se tornado cada vez mais obcecada por lucro e quase não abre espaço para artistas que nos fazem pensar e refletir através de suas composições. Assim, o álbum também apresenta bandas novas que se encaixam na proposta e que queiram divulgar seus trabalhos.

occupy-this-album 1.jpeg

São 78 faixas dividas em quatro CDs, sendo algumas inéditas e outras já conhecidas que foram regravadas especialmente para o álbum. Também existe uma versão digital para download que contém 99 faixas e mais uma bônus em homenagem ao slogan do movimento de Wall Street : ”Nós somos os 99%”. O lema se refere à desigualdade na distribuição de renda nos Estados Unidos, em que apenas 1% da população é considerado rico contra os 99% restantes.

Os músicos participantes variam entre os mais conhecidos como: Yoko Ono, Tom Morello, Thievery Corporation, Mogwai, Ladytron, Patti Smith e Third Eye Blind; até os menos populares como: Ace Reporter, Antiflag, Matt Pless, Our Lady Peace e Cosmonauts. Até o documentarista americano Michael Moore participou com um cover da canção “The Times They Are A Changing” de Bob Dylan.

O álbum foi lançado no dia 15 de maio e a renda arrecadada com a venda vai diretamente para o movimento Occupy Wall Street. Afinal, usar a arte como forma de protesto é sempre muito mais eficiente.

Nos sites oficiais do projeto, eles dão mais informações sobre o disco e sobre os artistas que estão participando:
http://occupythisalbum.org/
http://musicforoccupy.org/


Mariana Keller

Observadora e sonhadora, faz de cada sorriso e olhar alheio uma história inventada..
Saiba como escrever na obvious.
version 5/s/musica// @obvious, @obvioushp //Mariana Keller