mensagem na garrafa

Divagações de lugar algum

Helena Novais

Observadora do mundo e das coisas do mundo, da vida e de tudo que se move, dos sentidos e dos conflitos, dos dramas humanos e das ausências, dos artifícios e das transformações, em permanente busca pelo transcendente

  • O_CHOQUE_DO_FUTURO_1231287232P.jpg
    Alvin e Heidi Toffler e a Aceleração das Mudanças

    O desconforto causado pelo excesso de informações não é um fenômeno tão recente como se imagina. O casal Toffler chamava a atenção para ele em meados da década de 60, já alertando para seus perigos.

  • deus-nao-esta-morto.jpg
    Deus não está morto, será?

    Cada vez mais assistido pelos cristãos, mas bem pouco analisado, Deus Não Está Morto, o filme, oculta o mais importante.

  • Guernica_Picasso.jpg
    Conhecer-se Para Transformar-se e ao Mundo

    Que não se chore apenas quando morre uma criança cuja família ousou partir em busca de uma vida melhor, mas a cada dia que deixamos de lutar para conhecer profundamente as causas da nossa inércia diante da estagnação ética em que está mergulhada a nossa espécie. Por culpa da nossa inércia crianças e adultos se desesperam e morrem todos os dias.

  • LoganZillmer5.png
    Entre Amor e Ódio, Lucidez

    A sabedoria nem sempre pode se dar ao luxo de aparentar amorosidade. E o ódio não é sábio nunca.

  • 2015-811801640-fabio-porchatentre-abelhascreditodan-behr-3.jpg_20.jpg
    Entre Abelhas: a inesperada seriedade do humor

    Colocando a graça de lado, Porta dos Fundos propõe refletir sobre nós, que somos estranhos até para nós mesmos, que estamos em constante transformação, até sem perceber, neste mundo que se move incessantemente.

  • 631929-Livros-de-Stieg-Larsson-1.jpg
    Stieg e Millennium Sem Larsson

    A Garota na Teia de Aranha é o mais novo livro da série Millennium de Stieg Larsson, mas não foi escrito pelo autor e abre novas perpectivas para os autores de fanfics.

  • divergente1.jpg
    Veronica Roth e a Literatura Por Segmentação de Mercado

    A antiga discussão entre arte e produto cultural industrial ganha novos contornos nos nossos dias.

  • Corpse paint.jpg
    Black Metal Norueguês: rebelião e resistência

    Documentário de Aaron Aites e Audrey Ewell, Até Que a Luz Nos Leve mostra que por trás de um estilo musical incompreensível para muitos há rebelião social, escolhas políticas, opções estéticas improváveis e, acima de tudo, a alma humana descortinada.

  • only-god-forgives.jpg
    Só Deus Perdoa: expressões oníricas de Nicolas Winding Refn

    Associando psicanálise e budismo a uma estética incomum, Refn apresenta um quebra-cabeças sobre existência e superação de si na trilha do conhecimento que liberta da dor de viver.

  • Outsiders_1.jpg
    The Outsiders: Vidas Sem Rumo

    Reunindo atores que se consagraram nos anos 80, Francis Ford Coppola fez um belo filme sobre juventude e amadurecimento, amizade e lealdade, perdas e vínculos que não se desfazem.

  • fe2222.jpg
    Por Um Novo Pensamento Religioso: Investigando Fé e Razão

    A opção por uma fé, a compreensão do que seria a mente divina, sua manifestação ou omissão na vida dos homens, gera discussões sem fim e inimizades profundas. Porém, raramente se consegue pensar sobre estas questões com serenidade e sem fanatismos.

  • Foto4OEstrang.jpg
    Estranhos em Terra Estranha

    De tempos em tempos a humanidade passa por uma crise cultural. Sem referências, homens e mulheres tornam-se estranhos, perdidos de si e dos outros num mundo em transformação. Com O Estrangeiro, Albert Camus ajuda a pensar o que nos tornamos nestas fases e como superar o sentimento de vazio. Qualquer semelhança com o contexto atual não é mera coincidência.

  • FlorestaAmazonica1.jpg
    Entre os Escombros do Insustentável

    Com a morte da sustentabilidade a humanidade ganha a oportunidade de substituir a liquidez das relações por uma nova percepção de mundo, novos modos de pensar e de viver harmoniosamente.

  • 1628448_3_fcaa_michel-onfray-est-l-auteur-de-l-ordre_ea4b7c41d515c37f9365386fb5e33209.jpg
    Contra as Religiões, um tratado filosófico de ateologia

    Para Michel Onfray, filósofo francês influenciado por Nietzsche, Foucault e Freud, Deus não existe. É uma fábula usada para enganar e controlar os povos do mundo. Assim, as religiões promovem as guerras e não a paz. Em seu livro Tratado de Ateologia, Onfray propõe novos caminhos para construir a paz entre os povos.

  • Night-crawler.jpg
    Recriando a Humanidade do Presente Para o Futuro

    Muito mais do que a história de um desempregado que se transforma em produtor de vídeo e empresário, O Abutre coloca em discussão os efeitos de um contexto social que distancia as pessoas dos vínculos afetivos, favorecendo a ausência de valores e a competitividade para alcançar um ideal inalcançável de vida feliz.

Site Meter