mixórdia

Uma mistura à base de música, teatro, cinema, prosa, poesia e café.

Laura Campos

Publicitária em horário comercial e escritora em todas as horas do dia.

Sonhos ruins, distúrbios de sono e belas imagens

Nicolas Bruno é jovem, fotógrafo, nova iorquino e tem uma fonte de inspiração peculiar para suas obras: a paralisia do sono.


Imagine despertar no meio da noite e não poder se mover, falar ou ter qualquer outra ação. Seu cérebro está acordado, mas seus músculos não. Você está no limite entre o sonho e a vigília, sem saber se é apenas mais um pesadelo ou se é tudo real.

Você não pode fugir e tem a nítida sensação de que alguma presença ameaçadora está por perto e observa o seu sono.

Nicolas-Bruno_01.jpg © Todos os direitos reservados a Nicolas Bruno.

Esse poderia ser o começo de um texto sobre o Sandman. A figura mitológica que cuida dos sonhos humanos, serviu de inspiração para o famoso personagem de Neil Gaiman e foi retratada em sua forma mais sombria no sucesso de 1991 do Metallica, Enter Sandman.

Mas não. Esse texto não vai falar de sonhos ruins e figuras oníricas. Não vai falar sobre os monstros embaixo da cama, escondidos nos armários e no fundo da imaginação.

Esse texto vai além do mundo dos sonhos e vai falar de paralisia do sono. Ou melhor, de como retratá-la de uma forma artística e cheia de criatividade.

"Sleep with one eye open / Gripping your pillow tight" (Enter Sandman, Metallica)

Nicolas-Bruno_02.jpg

Nicolas-Bruno_03.jpg

Nicolas-Bruno_04.jpg © Todos os direitos reservados a Nicolas Bruno.

Nicolas Bruno sofre com episódios de paralisia do sono desde os 15 anos, um fenômeno que, embora pouco conhecido, é bastante comum e acomete muitas pessoas ao redor do mundo.

Na busca de formas para lidar com o problema, ele começou a escrever sobre suas experiências e as transformou em uma série de fotografias conceituais que reúnem elementos surreais, personagens portando chapéus, máscaras ou encapuzados em cenários inóspitos e situações que refletem seus próprios medos e inseguranças.

Nicolas-Bruno_05.jpg

Nicolas-Bruno_06.jpg

Nicolas-Bruno_07.jpg

Nicolas-Bruno_08.jpg

Nicolas-Bruno_09.jpg © Todos os direitos reservados a Nicolas Bruno.

O trabalho de Bruno se destaca justamente pela forma como ele representa seus “fantasmas”, e além da beleza visual, muitas pessoas que já passaram por experiências semelhantes, sem saber do que se tratavam, se identificam com as imagens que certamente já apareceram em seus sonhos e se confundiram com a realidade.

Nicolas-Bruno_10.jpg

Nicolas-Bruno_11.jpg

Nicolas-Bruno_12.jpg

Nicolas-Bruno_13.jpg

Nicolas-Bruno_14.jpg © Todos os direitos reservados a Nicolas Bruno.

Se você também se identificou ou quer saber mais sobre o projeto, pode conferir a galeria completa de fotos no site ou na página de Nicolas Bruno no Facebook.

Fonte: www.nicolasbrunophotography.com


Laura Campos

Publicitária em horário comercial e escritora em todas as horas do dia..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/fotografia// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Laura Campos