Fight Like a Girl
“Você luta como uma garota.”
Ok. Mas o que isso quer dizer exatamente?
Ao longo de gerações, o tom pejorativo usado na frase a transformou numa ofensa. Fazer as coisas “como uma menina” se tornou sinônimo de fraqueza e antecipação de fracasso, significando que garotas não possuiriam a força necessária para vencer os meninos em competições.
Barbara Gordon: Batgirl/Oráculo (Batman)
Rey e General Leia Organa (Star Wars)
E quando o assunto é a representação feminina nos filmes, desenhos, quadrinhos, séries e jogos, a história não é diferente. Entre versões hipersexualizadas e “donzelas em perigo”, ainda são poucas as protagonistas fortes e que, de fato, traduzem o papel da mulher na realidade.
Mas foi assim, na busca por formas de retratar e homenagear mulheres e personagens inspiradoras, que a brasileira Carolina Porfírio criou a Fight Like a Girl, como uma forma de desabafo: “acredito que muitas mulheres se identificaram com a série pelo mesmo motivo”.
Kaol, como também é conhecida a desenvolvedora de games, ilustradora e criadora do projeto, inicia suas publicações com a frase “Você luta como uma garota” seguida de um “Obrigada” e de uma explicação sobre a personagem escolhida, além de falar um pouco sobre a sua própria experiência no processo de criação da arte.
Ramona Flowers (Scott Pilgrim)
Desde o seu surgimento, a Fight Like a Girl vem conquistando um número cada vez maior de fãs e, a pedido da ONG feminista Think Olga, heroínas da vida real como Rosa Parks e Malala Yousafzai, símbolos da luta das mulheres por seus direitos e seu espaço na sociedade, agora também fazem parte do projeto e ganharam suas próprias versões ilustradas.
Rosa Parks (ícone do movimento dos direitos civis dos negros nos EUA)
Malala Yousafzai (vencedora do Nobel da Paz em 2014)
Na fanpage de Kaol Porfírio, os visitantes podem conhecer mais sobre o seu trabalho, fazer sugestões para novas ilustrações e conferir todas as novidades desse projeto que ainda quer inspirar muitas mulheres a continuarem lutando.
Hermione Granger (Harry Potter)
Annalise Keating (How to Get Away with Murder)
Sarah Connor (O Exterminador do Futuro)
Todos os direitos reservados a Carolina "Kaol" Porfírio.