mixórdia

Uma mistura à base de música, teatro, cinema, prosa, poesia e café.

Laura Campos

Publicitária em horário comercial e escritora em todas as horas do dia.

Se os personagens da Disney fossem criados por Tim Burton...

Seria menos fofinho, certamente, mas não menos encantador.


Tim Burton é produtor, diretor de produções cinematográficas, televisivas, animações, videoclipes e comerciais.

Tim Burton é ilustrador, pintor e fotógrafo.

Tim Burton lançou livros também.

Tim Burton tem inúmeras facetas artísticas, mas ao mesmo tempo tem um estilo tão peculiar e próprio que é facilmente identificado em suas criações:

  • - ar sombrio, paisagens em preto e branco ou cenários com cores em alto contraste;
  • - listras e espirais;
  • - dicotomia medo e humor;
  • - personagens pálidos, com olhos grandes, olheiras profundas e cabelos desgrenhados, pernas, braços, mãos e dedos finos e alongados que, na verdade, são uma representação de seu próprio criador.

Bonecos Burton.jpg Todos os direitos reservados.

A exposição "O Mundo de Tim Burton", exibida no MoMA de Nova York e que também desembarcou no Brasil, traz uma evolução das ilustrações ao longo dos anos, e desde o início dessa trajetória já podem ser observados os traços característicos de criações famosas como Vincent, Jack e o protagonista da série de animação “O mundo do Menino Mancha” (The World of Stainboy, 2000).

Vincent_GettyImages.jpg Imagem: Jemal Countess/Getty Images

stainboy.jpg Todos os direitos reservados a Tim Burton.

Avaliando a carreira de Burton, que chegou a ser contratado pelos estúdios Disney no final da década de 1970 mas acabou sendo demitido porque suas criações foram consideradas muito sombrias para o universo infantil, fica difícil imaginá-lo em produções clássicas como A Pequena Sereia, Pinóquio ou A Bela e a Fera, não é mesmo?

Mas um belo dia, o ilustrador Andrew Tarusov fez a pergunta: E se os personagens da Disney fossem criados por Tim Burton?

Pequena_Sereia.jpg

Pinocchio.jpg

Bela_e_a_Fera.jpg Todos os direitos reservados a Andrew Tarusov.

Tarusov, que tem em seu portfólio trabalhos para grandes publicações como Cosmopolitan, Time e Rolling Stone, é conhecido também por suas ilustrações que transformaram em pin-ups personagens de Game of Thrones, princesas e vilãs da Disney.

Fã de Tim Burton, ele reproduziu clássicos dos desenhos animados com traços que são a marca gráfica de seu ídolo e criou uma série de pôsteres que misturam de forma divertida o infantil, o cômico e o gótico.

O resultado você pode conferir nas imagens abaixo, e no site do artista, você também descobre como adquiri-las além de conhecer outros projetos.

101_Dalmatas.jpg

Aladdin.jpg

Bambi.jpg

Bela_Adormecida.jpg

Branca_de_Neve.jpg

Dumbo.jpg

Rei_Leao.jpg Todos os direitos reservados a Andrew Tarusov.

Um PS: esse texto é um mimo de aniversário para outro grande fã de Tim Burton com os votos de que ele aproveite a leitura, a nova idade e todas as histórias belas e estranhas que a vida traz de presente ;)


Laura Campos

Publicitária em horário comercial e escritora em todas as horas do dia..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //Laura Campos