mixórdia

Uma mistura à base de música, teatro, cinema, prosa, poesia e café.

Laura Campos

Publicitária em horário comercial e escritora em todas as horas do dia.

30 dias, 30 Bowies

Butcher Billy é fã de David Bowie e criou uma série especial de ilustrações para homenagear o artista mais multifacetado da história do rock.


David Bowie é o camaleão do rock.

Por sua habilidade de construir personagens, mudar estilos, figurinos, cabelos e sonoridade. Pelo gosto pela mudança. Por surpreender o público com uma novidade a cada aparição. Por ser muitos em um só.

DB-Transformation-Colour.gif Todos os direitos reservados a Helen Green.

Embora tenha declarado mais de uma vez que não se identificava com o título, é difícil dissociá-lo da figura mutável que nasceu David Robert Jones, se tornou David Bowie e que, ao longo da carreira, também já foi Major Tom, Ziggy Stardust, Thin White Duke (Duque Magro e Branco), Hollywood Jack e muitos outros.

Seguindo esta lógica, seria igualmente difícil pensar em outra personalidade para protagonizar um projeto como o de Butcher Billy, o designer brasileiro que transformou Bowie em diversos personagens da cultura pop internacional e criou uma coletânea de cartazes que têm como título grandes sucessos do artista britânico.

01_starman.png Mr. Spock (Star Trek)

02_the_man_who_sold_the_world.png Willy Wonka (A Fantástica Fábrica de Chocolate)

Conhecido pela criação de mashups que já transformaram super-heróis em astros da música, vilões do mundo real em vilões das HQ's e por parodiar obras de Banksy, Butcher Billy também é um grande fã de David Bowie.

Em seu portfólio online, ele fala sobre a clara influência que Bowie sempre teve em seu trabalho e conta que havia iniciado uma nova série de ilustrações, usando como base uma foto tirada em 1976, época da série de discos conhecida como a Trilogia de Berlim, quando recebeu a notícia da morte do ídolo: “Vi muita comoção na internet e percebi que ele significava muito pra muita gente, bem mais do que eu imaginava”.

05_bowie_abril-1976.jpg David Bowie, 1976. Todos os direitos reservados.

03_heroes.png Batman

04_the_man_who_fell_to_earth.png Thomas Jerome Newton (O Homem que Caiu na Terra)

Billy resolveu dar continuidade à série de desenhos e criou seu primeiro projeto work in progress, o Butcher Billy Changes Bowie, lançando uma peça por dia durante o período de um mês, com muita criatividade e também sugestões dos seus seguidores.

06_queen_bitch.png Capa do disco The Velvet Underground and Nico

07_under_pressure.png Freddie Mercury, do Queen

O resultado bem sucedido dessa iniciativa pode ser conferido na íntegra no site de Butcher Billy, e para os fãs de David Bowie e da cultura pop, fica o desafio de identificar as referências nas imagens abaixo antes de olhar a legenda.

Boa diversão!

fashion.png Karl Lagerfeld

modern_love.png Cartaz do filme Ela

rebel_rebel.jpg Alex DeLarge (Laranja Mecânica)

lets_dance.png Michael Jackson

cat_people.png Lion-O (ThunderCats)

station_to_station.png Travis Bickle (Taxi Driver)

as the world falls down.png Jared (O Labirinto)

life_on_mars.jpg Dr. Manhattan (Watchmen)

15_blackstar.png Paul Stanley, do Kiss

Fontes - Butcher Billy: Behance | Facebook

Todos os direitos reservados a Butcher Billy.


Laura Campos

Publicitária em horário comercial e escritora em todas as horas do dia..
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/design// @obvious, @obvioushp //Laura Campos