João Ricardo

Criador criativo de criações aleatórias

GOOD LUCK

Cuidado para não se mover muito rápido, falar alto, balaçar a cabeça ou chegar muito perto. Tudo pode desmorar a qualquer momento.


Esta é a impressão que as fotos deste projeto de pesquisa chamado “Good luck” de 2013 por Csilla Klenyánszki transmite.

goodluck07.jpg

O exato momento que mostra o esforço que a pessoa teve para conseguir alcançar este nível de alinhamento, de balanço, este importante ponto de equilíbrio. A essência da vida, na verdade é o equilibrio. Mesmo que tudo esteja em constante movimento e a noção de “equilíbrio” não exista, pois a lei do universo é baseda no caos. A nossa tentativa é organizar este caos e dar uma função específica para a eterna busca pelo equilíbrio entre mente, corpo e espírito.

bookglass.jpg

A ideia que a artista tenta passar é de puro silêncio, um momento de meditação, de atenta observação onde o espectador percebe a necessidade de permanecer inerte a imagem, talvez com medo de se mexer e derrubar, desmanchar, desequilibrar o momento, causando o caos, sem controle, sem nexo, promovendo aquilo que atrapalha o momento pacífico e eterno que a situação fotografada retrata.

goodluck1.jpg

A lei da causalidade, que é universal, está explícita neste trabalho minimalistico e ao mesmo tempo utópico. A dependência dos elementos é essencial. Um milimetro de mudança de posicionamento pode desestruturar toda a arquitetura de uma situação que está perfeitamente construída, onde o conceito, o resultado foi alcançado com muito esforço e determinação, assim como todos objetivos, metas que impomos, qualquer passo na direção errada pode comprometer toda uma caminhada, suada, difícil, longa e cheia de percalços. A efemeridade do momento, frágil como um copo de cristal na mão de uma criança, pode ser destruído em questão de segundos. Tudo aquilo que deu muito trabalho para ser feito, com um simples gesto sutil e despretencioso pode ser destruído.

goodluck03.jpg

Este projeto passa a noção de que eu necessito ter muito cuidado com aquilo que escolho, faço. Como eu interajo com o que está a minha volta. Tudo está interligado num emaranhado de teias invisíveis que podem ser desfeitas, desequilibradas em questão de segundos. Olhar para estas imagens só reinforça minha necessidade de permanecer com a mente alerta a tudo.

tumblr_nie6n6Fx601qe0lqqo1_500.png


João Ricardo

Criador criativo de criações aleatórias.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/fotografia// @destaque, @obvious //João Ricardo