João Ricardo

Criador criativo de criações aleatórias

Melhore sua criatividade

Qual é o mínimo que você pode fazer ou adicionar na sua rotina que poderia torná-lo mais proativo, esperto e criativo?


Hábitos saudáveis que supostamente podem torná-lo mais proativo

A pergunta que não se cala, para a maioria das pessoas que querem sempre mais, que buscam 'gular' a cada dia é: Qual é o mínimo que você pode fazer ou alterar na sua rotina que poderia torná-lo mais proativo, esperto e criativo? Alguns leitores e contribuidores assíduos compartilharam algumas ideias que podem ser úteis. Fiquem a vontade para alterá-las de acordo com suas necessidades.

CEREBRO.jpg

1. Pense em 10 novas ideias todos os dias Não é necessário pensar em grandes mudanças na vida cotidiana ou algo como a nova tendência musical para o próximo semestre. Pequenas ideias sobre o que está a sua volta. O que pode melhorar? O que poderia mudar? Seja inventivo e use sua imaginação de forma construtiva. Tenha disciplina e procure se cobrar sobre o objetivo de suas ideias. Logo, você vai perceber que os problemas diários que eram enormes e aparentemente sem solução, agora não passam de pequenas pedrinhas no seu sapato.

2. Brinque de ser o 'advogado do diabo' Questione alguma ideia ou informação que você adquiriu recentemente e crie uma 'defesa de causa' contra a ideia original. Mesmo que saiba que não tem razão, este processo vai fazer você criar argumentos sobre qualquer assunto, seja ele de seu interesse ou não. Este processo ajuda na formação da sua visão crítica e, consequentemente na formação de opinião.

KID READING.jpg

3. Leia um livro de ficção, romance ou contos, poemas ou um texto longo Defina um objetivo. Leia um livro por semana ou a cada 15 dias. Eu sei que é difícil. Seja plausível. Escolha livros do tamanho que você conseguirá lê-lo em no máximo 15 dias. Procure ler um livro sobre um assunto de seu interesse e outro completamente diferente do seu gosto pessoal. Assim seu conhecimento geral vai aumentar e seu cérebro vai aprender a lidar com informações diversas. Seja crítico, escreva ou converse com alguém sobre o que lhe chamou atenção ou o porque você odiou o que leu. Se você tiver determinação, leitura é um ótimo exercício para o cérebro e vai encontrar um tempo aqui ou ali para ler um capítulo ou outro. Uma boa dica de livros é GoodRead.

4. Veja filmes ao invés de programas de TV Acredito que não preciso divagar muito sobre este tópico. Algumas séries são interessantes. Outra fonte é videos educacionais ou tutoriais que o ajudem na sua prática. Resumo: Não disperdisse seu tempo com a TV. Vá caminhar.

CROWD.jpg 5. Compartilhe o que aprendeu É muito importante compartilhar o conhecimento que você adquiriu com outras pessoas de seu meio. Isso faz de você uma pessoa mais engajada socialmente e compartilhar vai ajudar sua memória a reter ainda mais as informações que são realmente importantes para você. 'Blogule' sua 'Gula'.

6. Mantenha uma lista daquilo que fez e deixou de fazer Esta prática vai fazer você olhar para frente e criar o hábito saudável de firmar um compromisso com você mesmo. Não se cobre demais. O que deixou de fazer hoje, faça amanhã e assim por diante. Mas nunca procrastine. Simplesmente faça o que se propos a fazer. Os mínimos afazeres são tão importantes como os 'grandes'.

OBJETO NA PAREDE.jpg 7. Pratique o que aprendeu De nada vale o que está lendo, o que está escutando se não praticar. A prática é a essencia de todo aprendizado, de toda evolução. Ideias nascem a luz do dia e não na escuridão da sua massa cinzenta. Exercitar seu cérebro é como dar doce para criança. Ele sempre vai querer mais e você sempre será o mais beneficiado.

Existem outras dicas que você mesmo pode perceber e começar a praticar agora. Não perca tempo. Fonte: Business insider entre outras.


João Ricardo

Criador criativo de criações aleatórias.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/artes e ideias// @destaque, @obvious //João Ricardo