João Ricardo

Criador criativo de criações aleatórias

Manipulação Arquitetônica

Manipulação fotográfica altamente plástica que transforma espaços urbanos em objetos surreais. O concreto vira argila e a arquitetura é manipulada artesanalmente nas lentes de Victor Enrich.


Victor Enrich é autodidata e prefere trabalhar com manipulações fotográficas e arte digital. Natural de Barcelona, Espanha, seu trabalho manipulativo fotográfico é de marcante impacto visual. Literalmente suas obras saltam aos olhos como se os objetos retratados, principalmente arquitetura, tivessem vida própria e quisessem sair do próprio corpo que os encapsula, procurando preencher nosso eterno desejo de liberdade, desapropriando-se do próprio 'corpo'.

w704.jpg Medusa

Na série 'City portraits', talvez a mais conhecida, ele transcende prédios em sanfonas, os parte ao meio, os reformula como peças do jogo tetris. Lugares como escadas exteriores que levam para o infinito, edifícios levitando em plena praça pública, varandas de edifícios expandidos além do seus limites servindo de passarelas para o interior de suas dependências, prédios transformados em tubos como se fossem partes da proa de um navio, ou até mesmo parecidos com a vitrola, um dos primeiros toca discos.

w707.jpg Defence

Sua imaginação é vasta e altamente contagiante. Não se encontra contida em 'espaços arquitetônicos' mas os usa como matéria-prima para suas ideias surrealistas, partindo de preceitos puramente realistas. René Magritte tem uma abordagem pictórica similar. Torna imagens, situações rotineiras em obras de ficção científica mas consegue manter os 'pés no chão', impactando ainda mais o espectador que é tomado de dúvida ao perceber que o que está presenciando poderia ser real pois é baseado na realidade.

w705.jpg Tango #2

O obra finalizada é manipulada de acordo com suas ideias transcendentais, ela é mastigada, digerida, e regurgitada de volta para o espectador com uma nova forma plástica totalmente única e espacial. A fotografia que por natureza tem a característica de ser uma mídia 2d, com a manipulação de Victor Enrich ganha uma dimensão extra e se transforma em um elemento 3d.

w708.jpg Orchid

Os objetos escolhidos são retratados com se tivessem vida própria, possuíssem alma e quisessem despersonificar sua forma natural e adquirir uma outra identidade. Esse processo pode ser comparado com alguns traços da personalidade humana. Alguns desejam se desapropriar do próprio corpo e se transformar em outra pessoa. Mudança de sexo, cirurgia plástica, fantasias, máscaras usadas para esconder sua real personalidade, múltiplas personalidades, entre outros traços psicológicos que podem ser vistos no trabalho de Victor Enrich que enaltece a vontade de expandir, sair de si mesmo e buscar novos rumos, mudar, remodelar, desapropriar, transcender tudo aquilo que um dia foi construído com bases de concreto imutáveis.

w709.jpg NHDK #85


João Ricardo

Criador criativo de criações aleatórias.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/fotografia// @obvious, @obvioushp //João Ricardo
Site Meter