João Ricardo

Criador criativo de criações aleatórias

A metamorfose dos carros de Ichwan Noor

As formas originais de veículos tão familiares são decodificadas em formas geométricas, desafiando a própria noção da realidade dos objetos através da interação entre o orgânico e o tecnológico.


Este projeto do artista Ichwan Noor chamado ‘Beetle sphere’ leva a noção das curvas originais do nosso tão querido e adorado ‘Fusca’ da Volkswagen (O carro do povo) ao extremo das barreiras plásticas visualmente aceitáveis pelo olho humano. Num primeiro momento existe uma resistência em compreender o que realmente está acontecendo e principalmente como o artista conseguiu projetar esculturas de acabamento impecável, apesar de, numa segunda avaliação visual, estas esculturas parecerem somente veículos amassados...

12-Ichwan-Noor_Beetle-Sphere_180-x180-x180-cm2016Alumunium-Painted-Original-Parts-VW-Beetle-1953-600x600.jpg

Na verdade, o artista está redefinindo o objeto em questão de várias maneiras inconcebíveis ao olhar mas que remetem ao formato original do carro em si, uma foma cilíndrica, esférica, metálica e facilmente reconhecível por se tratar de um veículo popular e internacionalmente fabricado na sua forma original. É item de colecionadores e um ‘Fusca’ com as partes originais, mesmo sabendo que seu rascunho original foi feito por nada mais nada menos que Adolf Hitler, dependendo do ano de fabricação, pode custar uma verdadeira fortuna nas mãos destes ‘megalonostálgicomaníacos’, por ter sido fabricado em massa durante mais de 41 anos com mínimas mudanças do original. Estes colecionadores ficariam muito bravos a primeira vez que vissem tais esculturas e certamente o artista poderia correr perigo de ser atacado por um deles!

Ichwan-Noor-cube-VW-Beetle-7.png

O processo artístico consiste em metamorfosear as linhas ímpares e originais do carro em uma esfera composta de partes originais e outros componentes fabricados pelo próprio artista que no seu círculo de amizades é conhecido como ‘The Maker’ por ajudar outros artistas com sua experiência como se fosse um mentor. O estrago é evitado pela confecção de uma réplica esférica de polietileno de algumas partes originais e depois acabada em alumínio. O interior foi moldado e depois trabalhado com o exterior circular. O resultado final é compilado agregando partes originais não deformadas do carro para dar a noção de autenticidade a obra.

sphere01.jpg Esta série possui outros exemplos, todos refletem a noção do casamento entre formas orgânicas, naturais, fluidas e metais pesados produzidos e manipulados pelo homem. Aqui a interação entre formas humanas ou animais são suportadas ou mescladas com tradicionais tecnologias como a solda. O resultado final é uma metamorfose psicodélica das funções originais do veículo e uma experiência visual única.

damian-ortega-beatle-coccinelle-720x482.jpg Ichwan Noor é um artista da Indonésia graduado em Artes Visuais pela ‘School of Visual Art’ da Indonésia na cidade onde vive Yogyakarta. É professor de ‘Fine Arts’ na Universidade de Yogyakarta. Seu material de trabalho preferido é o bronze, o alumínio e a resina. Seu processo de produção inclui bastante solda e modelagem.

Penjaga-Kota-240x13x13cm-Resinalumunium-cat-Ichwan-Noor-2014c.jpeg Vale a pena visitar seu site e se deslumbrar ainda mais com seus outros trabalhos que também são muito criativos e impactantes pois sempre questionam a própria noção do que é real através da arte.


João Ricardo

Criador criativo de criações aleatórias.
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //João Ricardo
Site Meter