João Ricardo

Criador criativo de criações aleatórias

Camadas expressivas de Scott Hutchison

Pintura em movimento psicológica que reflete a ambiguidade da psique humana.


Seu trabalho em pintura tem enorme influência das suas animações. Ele une camadas da figura humana em diferentes posições criando uma pintura estática em movimento. Cada frame de uma animação é composto de inúmeras ‘pinturas’ e o processo que o artista realiza é o de mesclar estas diferentes imagens estáticas em uma pintura, gerando movimento e abstração em um único frame ou tela. O resultado final é espantoso.

Hutchison9.jpg

As expressões faciais que Scott Hutchison usa para dar vida a seus personagens são estarrecedoras. Algumas com sorriso inebriante, fruto de uma experiência toxicológica, psicologicamente alteradas ou altamente disfuncionais em sua concepção. Outras são depressivas, aborrecidas e aterrorizadas o que gera um clima obscuro e vil para suas pinturas.

Hutchison4.jpg

Mesmo que o artista explore os meios da pintura e da animação, estas divergências expressivas nas feições de seus personagens refletem o lado conceitual de seu trabalho que explora identidade e introspecção, bipolaridade e alterações abruptas de humor. O que pode ser um reflexo de sua própria personalidade como pode ser um estudo da psique humana na sua forma mais crua, obscura e verdadeira.

Hutchison3.jpg

Uma de suas técnicas inclui pintura tradicional em óleo ou acrílico em tela e tecnologia digital as quais em um de seus projetos são mostradas em pequenos painéis de LCD ou projetadas em grande escala. Neste projeto, o artista pinta sua própria face várias vezes com uma pequena diferença entre suas expressões faciais. Estas imagens são unidas digitalmente e uma animação é criada a partir destas expressões faciais individuais milimetricamente distintas. O interessante é que elas são pintadas, não desenhadas nem fotografadas o que confere uma individualidade em seu trabalho final, sua impressão digital nas animações que produz.

Hutchison8.jpg

A plasticidade de seu trabalho é impactante e não vai passar desapercebida pelo espectador atento e avido por arte pelo fato de ser tão real e ao mesmo tempo altamente surreal. Diferentes momentos de alegria e tristeza, depressão e euforia são colocados frente a frente, no mesmo quadro, em diferentes camadas representados de maneira idêntica, sem preconceitos e isso é uma das funções da arte, explorar a condição humana na sua total ambiguidade.

Visite o site do artista


João Ricardo

Criador criativo de criações aleatórias.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //João Ricardo
Site Meter