João Ricardo

Criador criativo de criações aleatórias

EPIZOO

A manipulação está a nossa volta e é praticamente impossível não ser afetado de alguma maneira. O interessante é aprender a nos conhecer cada vez mais para assim sermos menos, ou mais, manipulados pelo universo.


De uma maneira ou de outra, em algum momento muitas vezes inesperado de nossa existência cíclica neste mundo, nosso corpo físico, foi, é, ou vai ser controlado por algum tipo de fator externo ou mesmo interno. Notícias do jornal nacional nos causam desesperança, nos deixam desapontados ou algumas notícias podem nos deixar felizes e fazer com que nosso corpo produza substâncias que nos proporcionem este tipo de sensações, nos move de alguma maneira, levantamos e vamos para a cozinha e fazemos um café que nos ajuda a ficarmos acordados para assistirmos um filme tarde da noite.

11Epizoo1994_interactive_performance_cara_scene.jpg

De várias maneiras nosso corpo é influenciado e invariavelmente ‘modificado’ de alguma forma. Se colocamos um sapato apertado e formos comprar pão na padaria de a pé, vamos sentir a influência que um simples sapato pode exercer no nosso corpo. A natureza do corpo, a essência do nosso corpo foi corrompida pela evolução, pelas demandas da sociedade capitalista em que estamos inseridos e por ela cada vez mais consumidos. Passamos a ser marionetes de pensamentos, opiniões, lembranças, acontecimentos, palavras, literatura, enfim, nosso corpo age, na maioria das vezes de acordo com aquilo que é de fora e nos influencia a nos comportarmos de uma certa maneira. Nunca obrigados, mas quase que forçados por inúmeras razões que são ditadas pelas nossas escolhas.

O trabalho ‘Epizoo’ do artista espanhol Marcel.lí Antúnez Roca é embasado nessa manipulação do corpo por terceiros. Os espectadores da sua performance podem manipular seu corpo através de um sistema mecatrônico em forma de um colete robótico (exoesqueleto) que o artista veste, um computador, um instrumento mecânico que controla seu corpo, uma tela de projeção vertical e equipamento de som.

20Epizoo1994_interactive_performance_extrem_golem_scene.jpg

Este mecanismo ortopédico é acoplado ao corpo por dois moldes metálicos, um cinto e um capacete nos quais o mecanismo pneumático se encaixa. Estes mecanismos podem mover o nariz do artista, a bunda, a boca, o pitoral, as orelhas enquanto o artista se mantém parado em cima de uma plataforma redonda durante toda a performance. Este instrumento pneumático está conectado a um sistema formado por válvulas elétricas e transmissores controladas por computador. Um programa especialmente desenvolvido para esta performance e uma interface similar a de um videogame é compilado pelo computador.

Suas cenas interativas incluem várias sequencias animadas geradas por computador que recriam a figura do artista e indicam a posição e o movimento do mecanismo fazendo com que o espectador modifique o corpo do artista através das luzes, das imagens, do som e principalmente de um mouse. Esta é uma performance interativa mecatrônica usando um exoesqueleto que permite a audiência manipular, alterar, desconfigurar e finalmente controlar o corpo de Roca. O resultado mostra a influência da tecnologia no corpo humano. Esta performance é considerada pioneira pelo fato de disponibilizar ao público total controle sobre o corpo do artista através de um instrumento remoto, propiciando resultados em tempo real.

Dib_epizooScene2-22.jpg

Em um futuro não muito distante, veremos esta mesma ideia sendo usada para muitas áreas de nossa vida. A tecnologia ajudando o corpo humano a melhorar, a intensificar suas potencialidades. Esta tecnologia já está disponível e pode e deve ser pensada para nosso benefício, para ajudar aqueles que sofreram acidentes e necessitam da ajuda da mecatrônica para serem funcionais outra vez. O exército americano já possui um exoesqueleto que multiplica as habilidades dos seus soldados e os fazem quase super-humanos.

U.S.-Militarys-Iron-Man-Suit-Prototype-Almost-Ready-For-Battle.jpg

Por outro lado, a tecnologia pode ser usada para outros fins. Para manipular, literalmente o corpo humano, não através de um exoesqueleto propriamente dito mas pela informação, pela criação da necessidade de possuir, de comprar que, queira ou não, requer um movimento da pessoa, uma ação, seja esta uma simples ação como um clique num link ou uma viajem para as arábias num super pacote promocional de uma semana, tudo pago, desconto de 10% no cartão e um super brinde no retorno de mais um dia num hotel cinco estrelas de nossos conveniados.


João Ricardo

Criador criativo de criações aleatórias.
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //João Ricardo